João Pessoa, 21 de outubro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Clara Velloso Borges é escritora, professora de literatura e mestranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: [email protected]  

O Prêmio Nobel e a ficção

Comentários: 0
publicado em 21/10/2022 às 07h00
atualizado em 20/10/2022 às 14h09

Quando acordei e vi o anúncio da escritora Annie Ernaux (foto) como vencedora do Prêmio Nobel, fiquei surpresa. Não pelo mérito literário, mas por conhecer a autora. Há décadas, o Nobel é destinado para escritores de talento, mas discretos em termos de projeção internacional. Louise Gluck e Patrick Modiano, por exemplo, foram autores cujo nome só ouvi após a premiação. Annie Ernaux é conhecida, foi publicada no Brasil e já tinha confirmado até presença na próxima Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).

Ernaux parte da própria aldeia para falar sobre o mundo. Sua obra de maior destaque, O Lugar, é sobre o lugar social que vê seu pai ocupar. Em livros enxutos, revisita a história da própria família. Vai além da classificação tradicional da biografia por causa do valor estético, mas o título de Nobel de Literatura para a autora pode ser lido como uma recusa à ficção e à poesia. Afinal, em um mundo com Anne Carson e Maryse Condé, que transitam mais entre gêneros tradicionais, por que escolher alguém cujo talento é inegável, mas que desvia um pouco da literatura?

Não é a primeira vez que isso acontece. Svetlana Alekseivitch é jornalista e levou o Nobel de Literatura. O cantor Bob Dylan também já arrematou o prêmio mais importante do mundo das letras. Nota-se, portanto, uma corrente na contramão da imaginação, que deixa de reconhecer poesia e ficção em prosa como as únicas formas possíveis de fazer literatura.

É um bom momento para lembrar que em 1981, Gabriel García Márquez teve um texto rejeitado pela revista americana The New Yorker. No ano seguinte, venceu o Nobel. Quando as revistas negavam o realismo mágico, o Nobel lhe conferiu prestígio. Como o Nobel tem negado prestígio à ficção, cabe ao leitor lhe devolver a autoridade a cada livro aberto.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas