João Pessoa, 11 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LAVA RÁPIDO

Projeto de vereador de JP estabelece reutilização de água

Comentários: 0
publicado em 11/06/2012 às 15h46

 Mais um projeto do vereador Bruno Farias (PPS), que tramita nas Comissões Permanentes da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), trata de questões ambientais. Nesta iniciativa, o parlamentar incentiva a racionalização e economia no uso da água potável e instalação de reservatório no sistema de captação de água pelos estabelecimentos do tipo ‘Lava-rápido’ e similares.

De acordo com a matéria, somente serão concedidos alvarás e licenças de funcionamento aos estabelecimentos comerciais que façam lavagem e limpeza de veículos do tipo ‘Lava-rápido’ e similares, situados na Capital paraibana, que comprovarem a instalação de sistemas de recuperação e captação em reservatórios de toda água na lavagem ou limpeza de veículos, além de sistemas de tratamento, despoluição e purificação dessa água.

O projeto ainda preconiza que a destinação e descarte dos resíduos decorrentes da despoluição e purificação da água utilizada devem seguir as leis vigentes. Fica proibido o descarte em vias públicas, em sistemas de captação de águas pluviais, esgotos ou no subsolo. Os estabelecimentos terão o prazo de 365 dias a partir da publicação da lei para se adaptarem às disposições da matéria.

As empresas que descumprirem as disposições sofrerão as seguintes penalidades: multa no valor de mil reais, dobrada em caso de reincidência; e cassação do alvará de funcionamento e encerramento das atividades dos estabelecimentos que, após serem autuados, voltarem a cometer a infração pela terceira vez. A multa deverá ser reajustada anualmente pela variação do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulada no exercício anterior.

“Com esse projeto, pretendemos garantir a proteção e a preservação do meio ambiente, principalmente da água potável. Os ‘lava-rápido’ gastam enorme quantidade de água por dia para lavagem de veículos, o que e poderia ser evitado com a simples limitação de água. Pela nossa proposta a liberação do alvará de funcionamento ficará vinculada a instalação de sistema de reutilização de água utilizada nas lavagens, deixando assim de oferecer riscos de poluição e contaminação ao meio ambiente”, justificou o propositor.

Assessoria

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas