João Pessoa, 30 de julho de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
neste sábado

Seleção Brasileira feminina busca quarto título seguido da Copa América

Comentários: 0
publicado em 30/07/2022 às 10h58
atualizado em 30/07/2022 às 11h45
Foto: Getty Images

A Seleção Brasileira de futebol feminino entra em campo neste sábado (30), às 21h, para enfrentar a Colômbia na final da Copa América Feminina 2022. Caso vença as colombianas, as brasileiras conseguirão o oitavo título para o Brasil na competição continental, o quarto de maneira consecutiva.

Mesmo com o favoritismo e o retrospecto de três títulos nas últimas três edições, o Brasil vai precisar derrotar a Colômbia, que é a sede do torneio em 2022. Ou seja, mesmo que em tese o campo é neutro, a Seleção Colombiana jogará com sua torcida ocupando grande parte das arquibancadas do Estádio Alfonso López, em Bucaramanga.

Contudo, o retrospecto das últimas edições favorece e muito a Seleção Brasileira. Em 2018, o Brasil venceu a final contra o Chile, que também era a sede do torneio. Além disso, nos títulos de 2014 e 2010, ambos foram conquistados com vitórias sobre a própria Colômbia.

Na verdade, as brasileiras venceram todas as edições do torneio desde a criação, em 1991. Chegou na final em todos os anos, mas só perdeu em 2006 para a Argentina, que sediava a Copa América na ocasião.

Em 2022, as brasileiras fazem uma campanha irretocável, vencendo suas adversárias com muitaj facilidade. O time da treinadora sueca Pia Sundhage não só permanece invicto, como também não sofreu nenhum gol até o momento. Na fase de grupos, foram 17 gols em quatro partidas, incluindo duas goleadas de 4 a 0 e outra de 6 a 0, além da vitória por 2 a 0 na semifinal contra o Paraguai.

Portanto, com esses resultados e força dentro do continente, a expectativa é de que o Brasil vença as colombianas e erga a taça pela oitava vez. A importância da Copa América vai além do próprio torneio em si, pois, por conta do desempenho, a Seleção Brasileira garantiu vaga na Copa do Mundo Feminina de 2023 e nos Jogos Olímpicos de 2026.

Leonardo Abrantes – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas