João Pessoa, 03 de junho de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Formada em Direito, Administração com ênfase em Comércio Exterior e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universal Class da Florida.
É lider climate reality change pelo Al Gore e ceo do site Belicosa.com.br onde escreve sobre comportamento digital e Netnografia.

Namoro online é para todo mundo?

Comentários: 0
publicado em 03/06/2022 às 07h47

Todos nos já ouvimos historias de amor que aconteceram pela internet. Alguns de nos ate conhecem casais que se combinam tão perfeitamente que ate duvidamos que eles realmente se conheceram de lados opostos de uma tela.

A sociedade moderna não vive mais sem a tecnologia isso é fato. E quando a busca pelo amor traz com ela uma avalanche de aplicativos, sites e plataformas especializados no tema a duvida fica no ar: Será que namoro online é para todo mundo?

De acordo com o Digital Market Outdoor da Statista, os serviços de namoro online têm uma perspectiva de atingir ate o fim de 2022 mais de 413 milhões de usuários ativos em todo mundo e o amor online é mercado aquecido.

Como tudo no amor há pros e contras, nos relacionamentos online as coisas também não são diferentes. Do lado dos pros a possibilidade de você encontrar o par perfeito aumenta, já que somos em media 5 bilhões de usuários na internet todos os dias.

Outro fator positivo dos namoros digitais é que gente mas madura que teria dificuldade de encontrar um par sem a ajuda da internet tem a vida facilitada. E há muitos relacionamentos acontecendo na vida dos acima de 60 anos por causa da internet.

Ah! Sim você pode conhecer gente estranha por estas plataformas de relacionamentos online mesmo que todos os requisitos pra dar match sejam atendidos. Aquela velha máxima de que um homem ou uma mulher podem ser lindos nas fotos e ter bafo ruim ainda é real.

Então relacionamentos online não são para todo mundo? Isso mesmo! Para muita gente o amor tem que acontecer na vida real, precisa passar por processos de descoberta, dar frio na barriga, ter brigas e novos recomeços.

Quer ver como namoro online não é para todo mundo. Recentemente a atriz Kefera relatou em programa Bem Agarradinhos no GNT que ao tentar utilizar uma plataforma de relacionamentos online as pessoas a ignoravam acreditando que alguém se passava pela celebridade. Ela se cansou de tentar convencer os pretendentes que era a própria que encerrou a conta.

Outro favor negativo é que muitos criminosos acabam por dar golpes em alguém que só deseja encontrar o amor utilizando a internet como é visto no documentário da netflix “O golpista do Tinder”.

A alertas aos pais, sim tem muita criança curiosa usando app de relacionamento para brincar de dar match e isso é um prato cheio para crimes como pedofilia, abusos envolvendo menores.

Para muitas gerações o namoro online é uma fantasia, em que alguém pode se passar por uma pessoa, criar um universo de vários relacionamentos paralelos e ainda brincar com os sentimentos dos outros.

Já para outras, os relacionamentos digitais abrem uma possibilidade sem fronteiras de conhecer a alma gêmea. Para a chamada geração Z, nascidos a partir dos anos 2000, a espontaneidade é a chave para o sucesso e o deixar rolar naturalmente pode vir pelo online.

Segundo a socióloga Dra. Marie Bergstrom, que passou mais de 13 anos pesquisando plataformas de relacionamentos digitais, diz que o namoro online esta mudando a maneira como vemos o amor.

Quando você utiliza uma plataforma dessas não esta esbarrando no amor esta procurando e ao procurar você estabelece critérios de pesquisa e aí se apaixonar pode seguir uma trajetória completamente diferente.

Mas afinal de contas o namoro online é para todos nos?  Acredito que não, mas estamos todos tão imersos no digital que no futuro as plataformas de namoro online terão um papel muito maior que o amor, o sexo ou encontrar a alma gêmea serão a chave para se relacionar de maneira privada com alguém.

Por: Maria Augusta Ribeiro. Especialista em Netnografia e Comportamento Digital Belicosa.com.br

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também