João Pessoa, 20 de maio de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DIA DA INDÚSTRIA

Fiep reúne empresários para debater reforma tributária e desenvolvimento

Comentários: 0
publicado em 20/05/2022 às 06h51
atualizado em 20/05/2022 às 09h53
Buega Gadelha

A Federação das Indústrias da Paraíba reuniu, nessa quinta-feira (19), em Campina Grande, empresários do segmento, parlamentares e economistas em jantar alusivo ao Dia da Indústria. O ‘Diálogo Empresarial’ discutiu o desenvolvimento da indústria no estado, além da necessidade de aprovação de uma reforma tributária.

O presidente da Fiep, Buega Gadelha, em entrevista à Rede Mais, afirmou que a entidade buscará unir o setor industrial para forçar o desenvolvimento e aprovação da reforma tributária.

“Essa reunião de empresários é uma demonstração cabal de que todos estão acreditando no desenvolvimento. Nós vamos nos juntar para forçar esse desenvolvimento, para forçar a reforma tributária e atapetar o caminho para o desenvolvimento da indústria”, explicou Buega.

Problemas com o sistema tributário, uma infraestrutura deficiente, somados a um mercado de crédito caro e escasso, além de problemas de qualificação de mão de obra foram apontados pelo economista Mário Sérgio Carraro como sendo os grandes entraves para o desenvolvimento da indústria brasileira.

“Hoje o que emperra o crescimento do Brasil é o que a gente costuma chamar de “custo Brasil”. Produzir no Brasil é mais caro do que produzir em outros países e também o fato de que a gente usa os nossos recursos de uma forma menos eficiente do que poderia. Dessa forma fica mais caro produzir e a gente acaba perdendo a concorrência com o importado ou a gente não consegue exportar, a gente tem uma série de desvantagens”, explicou o economista.

Economista Mário Sérgio Carraro

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rômulo Polari Filho, ressaltou a parceria com Fiep e sua estrutura. “É uma estrutura impressionante de formação de mão de obra. E a gente precisa é dar uso a isso. Com a política de atração de investimento do Governo do Estado, sempre que trás um grande grupo pra cá, um dos pontos que a gente passa é a Fiep, pra ele ver a estrutura e se sentir seguro”, pontuou.

O deputado estadual Tovar Correia Lima lembrou que defender o setor produtivo é uma de suas bandeiras na Assembleia Legislativa. Ele destacou que a indústria é o setor que mais emprega e gera renda no país. “Já estive na Fiep por diversas vezes dialogando com Buega Gadelha e com empresários para que a gente possa progredir e criar algumas pontes entre o parlamento, o governo do estado, a prefeitura municipal e a Federação das Indústrias”, disse.

O ex-prefeito de Sousa, André Gadelha, acrescentou que a Paraíba vive um novo momento com a chegada das águas do Rio São Francisco, o que será impulsionamento para o desenvolvimento industrial. Ele considera importante reduzir a carga tributária da indústria, para torná-la competitiva internacionalmente, além de fomentar a geração de emprego e renda.

Por sua vez, a ex-secretária de Estado da Articulação e do Desenvolvimento Social, Ana Cláudia Vital, considerou a indústria fundamental na Paraíba. “Estamos celebrando o Dia da Indústria, uma representatividade muito grande e todas as falas corroboram nesse sentido, da importância da indústria principalmente na geração de emprego e renda para o desenvolvimento do Brasil e da Paraíba”, disse.

MaisPB

Leia Também