João Pessoa, 20 de maio de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Clara Velloso Borges é escritora, professora de literatura e mestranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: [email protected]

 

O livro é coletivo

Comentários: 0
publicado em 20/05/2022 às 07h00
atualizado em 19/05/2022 às 15h32

A proliferação de clubes do livro online, Instagrams literários e BookTubers (YouTubers que falam sobre Literatura) demonstra que a leitura é um hábito individual, mas todo o universo que rodeia o livro é coletivo.

Rory Gilmore, leitora ávida do seriado Gilmore Girls, costuma carregar um livro por onde anda. Basta um momento de solitude para que abra as páginas. Sua busca pelo conhecimento talvez seja uma das características mais cativantes da personagem, já que saber da existência de outros leitores nos gera empatia. Entre sua rotina estudantil, a construção de relacionamentos e as afinidades que compartilha com sua mãe, Rory Gilmore leu mais de 300 livros enquanto a série esteve no ar. A menção a tantos títulos, predominantemente clássicos, como Hamlet, criou o Desafio de Leitura Rory Gilmore, em que fãs assinalam quais livros da estante de Rory também leram.

Encontrar leitores de carne e osso é ainda melhor do que encontrá-los na ficção (ou na internet). Por isso, os eventos literários são de suma importância para promover a cultura. Feiras, festivais e bienais do livro permitem que autores entrem em contato com seu público e que os prazeres além da leitura, como buscar um autógrafo, sejam apreciados.

No último domingo, tive a oportunidade de passar a tarde entre as estantes e as mesas da Bienal do Livro de Minas Gerais. Com palestras de escritores renomados, leituras teatralizadas para crianças, sessões de autógrafos e altas promoções de publicações interessantes, a Bienal se mostrou uma experiência maravilhosa para quem gosta de ler. Que venham os próximos eventos.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também