João Pessoa, 16 de janeiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
após erro em lucena

Agentes precisam ter cautela ao vacinar crianças

Comentários: 0
publicado em 16/01/2022 às 19h04
atualizado em 17/01/2022 às 03h39
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

O Ministério da Saúde informou na noite deste domingo (16) ao Portal MaisPB que acompanha o caso registrado em Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa, onde ao menos 60 crianças foram vacinadas contra Covid-19 com doses da Pfizer destinadas a adultos. 

Como registrado pelo Blog do jornalista Heron Cid, o médico infectologista Victor Bertollo foi designado para o acompanhamento. Ele já entrou em contato com autoridades paraibanas para saber se o caso foi resultado de erro ou má fé da técnica responsável pela imunização indevida.

A vacina destinada para o novo público é armazenada em frasco diferente das demais da Pfizer. Para quem tem mais de 12 anos, a tampa é roxa. Já para quem tem menos de 11 anos, a tampa é laranja.

Segundo a Pasta, comandada pelo paraibano Marcelo Queiroga, é preciso que os agentes de saúde responsáveis pela imunização no público com mais de cinco anos redobrem a atenção e tenham cautela para evitar o problema.

O Ministério disse que acompanha a situação e que não distribui doses vencidas aos estados. Segundo as autoridades sanitárias locais, os imunizantes usados em Lucena para crianças além de serem destinados ao público adulto, estava vencido.

Veja a nota:

Nenhuma dose de vacina é entregue aos estados e ao Distrito Federal vencida. O Ministério da Saúde acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas e a responsabilidade pelo registro das doses aplicadas no sistema é da gestão local.

A Pasta reforça que acompanha os casos das crianças que foram vacinadas contra a Covid-19 com doses destinadas a adultos e recomenda cautela na aplicação das doses aos profissionais e agentes de saúde responsáveis.

Importante ressaltar que a Pasta monitora todos os eventos adversos relacionados com as vacinas contra a Covid-19.

Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério.

MaisPB

Leia Também