João Pessoa, 25 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Volkswagen confirmou na noite desta segunda-feira os rumores de que a nova geração do Beetle será vendida no Brasil com o nome de Fusca. O modelo foi apresentado à imprensa em um evento fechado em São Paulo, onde a marca também confirmou a versão que será vendida aqui a partir de outubro. O Fusca será oferecido com um motor 2.0 turbo associado a um câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem – o conjunto é o mesmo que equipa a família Passat e o Jetta TSI à venda no País.
O preço, ainda não confirmado oficialmente, também estará mais para sedã de luxo do que para popular: R$ 90 mil, ou quase quatro vezes mais do que o cobrado (em valores atualizados) pelo último Fusca fabricado no Brasil, em 1996. O desempenho acompanha o preço repaginado; Segundo a fábrica o hatch pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, chegando à velocidade máxima de 210 km/h.
O resgate do nome se deu após a matriz da Volkswagen na Alemanha dar carta branca à suas filiais para que adotassem o nome regional do popular em cada mercado onde ele foi vendido. Na França o modelo será vendido como Coccinelle, enquanto na Itália ele é o Maggiolino. Contudo, o proprietário do modelo pode optar por não estampar o nome Fusca na carroceria, substituindo-o pelo logotipo Turbo.
Construído sobre a mesma plataforma dos novos Volkswagen Golf e Audi A3, o Fusca será apresentado ao público pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo. Na ocasião a marca deve confirmar a venda da série especial Fender Edition, que homenageia a famosa fabricante de guitarras e traz diferenciais no visual e no sistema de som, mais potente.
As diferenças visuais do Fusca para o New Beetle são sutis para quem observa os dois modelos rapidamente, porém são mais profundas do que aparentam. Além da mudança de plataforma o modelo ficou com o teto mais baixo e ganhou linhas mais retilíneas, deixando o Fusca com um ar mais masculino, afastando o estigma de "carro de mulher" que marcou o New Beetle.
Folha.com
ENTREVISTA À REDE MAIS - 12/09/2025