João Pessoa, 27 de maio de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
para adolescentes

CG estende vacinação de HPV e meningite

Comentários:
publicado em 27/05/2021 às 08h36
atualizado em 27/05/2021 às 07h20
A- A+

Devido à grande procura nas ações de vacinação da meningite para adolescentes de 11 e 12 anos de idade, durante o dia de ontem, quarta-feira, 26, a Secretaria de Saúde de Campina Grande, através da Coordenação Municipal de Imunização, decidiu promover a campanha também nesta quinta-feira, 27.  A Pasta ainda vai acrescentar mais uma vacina nos pontos de vacinação, a do Papiloma Vírus Humano (HPV).

Para receber os imunizantes, é necessário apresentar o cartão do SUS e o Cartão de Vacinação da Criança. As ações seguem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas e Centros de Saúde, de acordo com o funcionamento de cada unidade, e em dois pontos fixos: o primeiro no CTE (localizado na AV. Santa Clara S/N, no São José, às margens do Açude Novo) e outro no Parque da Criança, das 08h às 16h.

A vacina meningocócica ACWY é aplicada em adolescentes de 11 e 12 anos e protege contra 4 subtipos de meningite, os meningococos dos sorogrupos A, C, W, Y. Já a do HPV, ou papiloma vírus humano, previne doenças como lesões pré-cancerosas, câncer do colo do útero, vulva e vagina, ânus e verrugas genitais. Ela é administrada em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade, num esquema vacinal de duas doses com intervalo de seis meses.

O HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo, ela provoca uma infecção que atinge as mucosas orais, genitais ou anais, tanto dos homens quanto das mulheres. É também a principal responsável pelo surgimento de câncer no colo do útero.

Já a meningite meningocócica é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que provoca infecção do cérebro, da medula espinhal e infecção na corrente sanguínea. É uma doença que pode levar a óbito rapidamente ou trazer consequências graves para o corpo.

MaisPB

MaisTV

Prefeitura construirá edifício garagem no Mercado Central

VÍDEO - 19/10/2021

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas