João Pessoa, 24 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO SERTÃO

Segurança monitora violência e constata redução de crimes

Comentários: 0
publicado em 24/10/2012 às 10h49

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, e gestores das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros, se reuniram na terça-feira (23), na cidade de Patos, para acompanhar o cumprimento do Plano Operacional 2012/2013 traçado pela pasta para o enfrentamento da criminalidade no interior paraibano.

Nos moldes dos encontros semanais, que acontecem desde o início da gestão com representantes dos órgãos operativos de segurança, a primeira a reunião de monitoramento realizada em Patos contou com a apresentação de um relatório tático relativo a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou outros crimes dolosos que resultem em morte – ocorridos em 2012, além do comparativo com os crimes do mesmo tipo ocorridos anos anteriores. O material foi elaborado pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds).

Para o chefe da pasta, Cláudio Lima, o monitoramento foi bastante proveitoso, pois integrou ainda mais as ações de segurança no Sertão, oportunizando discussões sobre questões específicas da área. Segundo ele, os gestores se mostraram atuantes, com conhecimento sobre o Planejamento Operacional traçado pela Seds. “Outras reuniões do mesmo tipo devem acontecer este ano em outras cidades do Sertão”, adiantou. Já o secretário executivo, Jean Nunes, destacou que o trabalho das polícias e dos bombeiros tem feito diferença no Sertão, o que é atestado pelos números relativos à criminalidade na área.

Estiveram presentes no encontro o comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves; o subcomandante, coronel Francisco de Assis Castro; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Denis Nery; o delegado regional de Patos, Danilo Orengo; o gerente de Identificação Civil e Criminal do Instituto de Polícia Científica, Israel Aureliano, entre outras autoridades de segurança pública, como comandantes de batalhões e companhias, inclusive de policiamento de trânsito.

Redução da violência – De janeiro a setembro de 2012, foi registrada uma redução de 7,1% de CVLI em relação ao mesmo período de 2011, segundo dados do Nace. Enquanto que no ano passado ocorreram 1.233 crimes desse tipo, este ano foram 1.146.

O levantamento do núcleo ainda aponta que, no comparativo do 3º trimestre dos dois anos, houve uma queda de 8,5% de CVLI, com 390 homicídios ocorridos na Paraíba nos meses de julho, agosto e setembro de 2011 contra 357 registrados no mesmo período de 2012. Os 2º e 3º trimestres deste ano, com a ocorrência de 344 e 357 homicídios em todo o Estado, respectivamente, representam os menores números aferidos a cada três meses, desde o fim de 2009.

Secom-PB

Leia Também