João Pessoa, 14 de abril de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
quantidade de doses

MPs cobram dados sobre vacina na PB

Comentários: 0
publicado em 14/04/2021 às 12h02
atualizado em 14/04/2021 às 10h26
Foto: Agência Brasil

O Ministério Público da Paraíba e o Ministério Público do Trabalho requisitaram planilhas e documentos com o total de doses da vacina contra Covid-19 recebidas por cada município e a quantidade informada pelo Ministério da Saúde (MS). Em audiência por videoconferência, que aconteceu nessa terça-feira (13), os órgãos deram o prazo de 48 horas para que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) preste as informações. Nesta quarta-feira (14), a SES informou que disponibiliza uma ferramenta para que a população saiba quantas doses dos imunizantes contra o novo coronavírus foram entregues em cada município.

Segundo os MPs a atuação ministerial tem o objetivo de garantir a distribuição equânime do imunizante, em todo o Estado, e foi motivada pelas divergências de dados informados pelo município de Campina Grande e pelo Governo Federal. O portal do MS indica que foram destinadas 86.757, mas a cidade diz que só chegaram 82.048 e questiona o destino de 4.709 doses.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, as doses de imunizantes contra o novo coronavírus são distribuídas de acordo com o quantitativo populacional do grupo prioritário que cada município possui. “Nós realizamos a conferência de todos os lotes e a distribuição das vacinas para os 223 municípios paraibanos de acordo com o PNI. É importante salientar que a secretaria tem mantido transparência das ações e que a população pode conferir dentro dos canais oficiais do Governo do Estado”, enfatiza.

Reunião – A reunião dos MPs foi conduzida pela reunião a promotora de Justiça de Campina Grande, Adriana Amorim de Lacerda, que atua na área de saúde, e os procuradores do Trabalho, Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho, Marcela Almeida Asfóra, Raulino Maracajá Coutinho Filho e Marcos Antônio Almeida. Participaram do evento, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima Branco, e o secretário-adjunto da Saúde, Gilney Porto; o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros; a secretária-executiva da SES, Renata Nóbrega, e a gerente-executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares.

“A audiência foi designada para tratar sobre temas relacionados à vacinação contra a covid-19 em Campina Grande, em especial, aos questionamentos feitos pelo Município sobre os critérios utilizados para o cálculo de doses para os Trabalhadores de Saúde, tendo em vista os dados do Cnes e da última campanha da H1N1; a segunda dose da 8ª remessa; a solicitação da reposição de doses que foram destinadas a profissionais da linha de frente nas 10ª e 11ª remessas, autorizada pela CIB, que foram retiradas das doses dos idosos; o detalhamento das remessas para o público de 65 a 69 anos de idade, da 12ª remessa (4,9%) e a diferença das doses informadas pelo MS e Município”, explicou a promotora Adriana Amorim.

Transparência – Segundo o Governo do Estado, o Painel de Vacinação dispõe de informação sobre a primeira e a segunda dose, bem como a discriminação por fabricante. Os dados estão disponíveis por meio do endereço eletrônico https://superset.plataformatarget.com.br/superset/dashboard/vacinas/. No ambiente eletrônico ainda é possível visualizar a reserva técnica armazenada na SES.

Além das informações gerais, está cadastrada a situação específica de cada município, bem como a meta de vacinação atingida, divisão por grupo prioritário e a população alvo de cada uma delas por todo o estado. O Painel de Vacinação é atualizado diariamente com as informações repassadas pelas secretarias municipais de saúde, segundo o governo.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas