João Pessoa, 31 de janeiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Administrador, pós-graduado em Planejamento Operativo. Ocupou por três mandatos o cargo de presidente do CRA-PB e de diretor do Conselho Federal de Administração. Diretor Institucional do SINTUR-JP de 1993 a 2016. Consultor em Administração e atual presidente da Academia Paraibana de Ciência da Administração. E-mail: admmariotourinho@gmail.com

Outros elogios à Semob-JP

Comentários:
publicado em 31/01/2021 às 08h19
A- A+

Se há, da parte do(a) leitor(a), estranheza porque, desta feita, no título destes escritos, não consta “Semob-JP de Cícero”, desde já esclareço ser porque as referências positivas aqui expostas – uma delas encaminhadas por organizadores de corridas de rua (especialmente os do grupo “TimeRun”) –contemplam tanto a gestão municipal de agora (Cícero Lucena/George Morais) quanto a anterior (Luciano Cartaxo/Wallace Massini).

Em relação à gestão anterior o elogio corresponde à implantação, na avenida Argemiro Figueiredo – bairro do Bessa – da “faixa preferencial” para as pessoas que se locomovem de bicicleta. Quer dizer: a faixa está normalmente liberada a todos os veículos automotores, entretanto, bem sinalizada, destaca a informação de que, havendo ciclistas (que – é importante saber – não corresponde necessariamente a desportistas do ciclismo, e, sim, quaisquer pessoas que se locomovam de bicicleta), a preferência é para tais condutores. Trata-se de um recurso técnico-urbanístico de muito bom senso porquanto não prejudica o fluxo dos veículos automotores em uma via (ou faixa) em que só em horários específicos e/ou raramente circulam bicicletas. Com base em tão boa experiência, parece pertinente avaliar sua aplicação também na avenida Rui Carneiro, em vez das raramente utilizadas ciclo-faixas nas quais e que têm criado sérios gargalos ao trânsito, sobretudo no trecho em que se tenta sair dessa artéria em direção à BR-230.

A outra referência elogiosa, encaminhada por e-mail pela TimeRun, alude-se – aí, sim! – à “Semob-JP de Cícero”, ou seja, à gestão de agora e até menciona seu superintendente (George Morais) e um de seus assessores (Sanderson Cesário).

Nesse e-mail a TimeRun (representada pelo advogado e desportista Rafael Coelho) enaltece que a Prefeitura de João Pessoa, através da Semob, finalizou a a pintura de sinalização da orla, orientando horários e espaços para os praticantes de atividades físicas (ciclistas, patinadores, corredores, caminhantes, dentre outros).

Também destaca as placas que “ajudam na visualização dos espaços e vias”, além da presença física da Semob-JP através de seus agentes de trânsito para a fiscalização propriamente dita, mas, especialmente, para o trabalho educativo com vistas à conscientização quanto ao adequado uso desses espaços.

Mais importante: a TimeRun enfatiza que “agora é dever de cada um zelar e agir com educação, civilidade, urbanidade e respeito”.

Concluo: – se necessário, reclame-se; quando pertinente, elogie-se!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

error: Alerta: Conteúdo Protegido !!