João Pessoa, 19 de janeiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
veja vídeo

PB: enfermeira e índio são os primeiros vacinados

Comentários: 0
publicado em 19/01/2021 às 12h55
atualizado em 19/01/2021 às 13h01
Enfermeira Marineide Rodrigues e Genildo Alencar, indígena potiguar: os primeiros paraibanos vacinados contra Covid-19 na Paraíba

A paraibana Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, 60 anos, foi a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 no estado. A vacinação ocorreu na manhã desta terça-feira (19), na sede da Secretaria de Estado da Saúde.

Apesar de hipertensa, ela assinou um termo de responsabilidade se comprometendo a atuar na linha de frente no combate à pandemia no estado e foi escolhida para representar a luta no enfrentamento à doença.

Há 10 meses a enfermeira atua na linha de frente, cuidando dos pacientes do Hospital Clementino Fraga, referência no combate à Covid-19 na Paraíba, e onde trabalha há 17 anos. Até o momento, nunca teve a doença.

Ela foi vacinada pela também enfermeira Keila Campos, do Núcleo de Imunização do Estado, que possui mais de 23 anos de atuação na saúde.

Genildo Avelar, índio potiguara da Aldeia Carneira foi vacinado contra Covid-19

Em seguida, Genildo Avelar, índio potiguara da Aldeia Carneira, do município de Marcação, de 44 anos hipertenso e diabético, foi imunizado. Ele representou a população tradicional do estado.

Veja

Dados da vacinação

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) o total de doses da vacina Coronavac recebidas no estado da Paraíba foi de 114.846,9. Há ainda um quantitativo de 411 mil seringas e agulhas armazenadas na SES. Em todo o estado, 54.689 pessoas serão vacinadas.

Irá receber a vacina nessa primeira fase 34% do previsto dos trabalhadores da saúde (42.925), Indígenas aldeados (10.432); pessoas idosas em instituições (1.212) e pessoas com deficiência institucionalizada (120). O quantitativo é para a primeira e segunda dose (que será aplicada 28 dias após a primeira dose) apenas dos grupos citados. As doses são encaminhadas para os municípios de acordo com a população destes públicos informados pelo Ministério da Saúde. O registro é nominal e quem tomar a primeira dose já terá a segunda garantida.

Critérios para vacinação

  • Trabalhadores da saúde: 34% dos trabalhadores da assistência e vigilância à saúde, domiciliares como cuidadores de idosos e doulas/parteiras, funcionários do sistema funerário, estudantes da área de saúde que estiverem prestando atendimento na linha de frente da assistência a Covid-19;
  • População indígena: Indígenas com 18 anos ou mais atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. A vacinação será realizada em conformidade com a organização dos Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEI) nos diferentes municípios;
  • Idosos: Idosos acima de 65 anos que vivem em instituições de longa permanência. A estratégia de coordenação e execução das ações de vacinação é de competência municipal de saúde.

MaisPB

Leia Também