João Pessoa, 18 de dezembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nesta sexta

Paraibanos lançam livro histórico sobre o Brasil

Comentários: 0
publicado em 18/12/2020 às 09h06
atualizado em 18/12/2020 às 09h06

O escritor e advogado Francisco Evangelista e o jornalista Kubitschek Pinheiro, editor de opinião do Portal MaisPB, lançam nesta sexta-feira, às 17h, através de uma live no Instagram @kubipinheiro o livro: “Brasil/Brazil – no espelho da história”. Capa editoração e eletrônica de Martinho Sampaio com apresentação do jornalista Valter Nogueira. A revisão é de Renata Monteiro. O selo é da MLV Editora

Trata-se de uma obra com vasta pesquisa e bibliografia sobre o nosso país, seus presidentes de Getúlio Vargas ao atual Jair Bolsonaro, além de capítulos recheados de imagens e fragmentos históricos de um determinado período da recente história política brasileira, compreendido entre a partir da Revolução de 1930.

“Não tivemos intenção de contraditar os historiadores, mas de restabelecer alguns pontos que julgamos precisarem ser melhor esclarecidos. A história não se repete, mas deve e pode ser revisada. O historiador paraibano Humberto Mello é autor de uma frase que se encaixa muito bem no contexto: “Os historiadores oficiais sempre santificaram os vencedores e endemoninharam perdedores. (…) impõe-se assim, mas sempre, a revisão e a revisitação da história”, comentou Francisco Evangelista.

“Mais que um artífice das letras, o autor se revela um garimpeiro de fatos históricos, trazendo à tona retalhos de cada episódio relatado, com riqueza de detalhes”, revela Valter Nogueira em sua apresentação.
Esse é o quinto livro de Evangelista. Os anteriores “Confesso que vivi”, “A Catolé em que vivi – Relatos e experiências políticas”, “Uma viagem ao tempo – reflexões, discursos e opiniões” e sua dissertação de Mestrado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, sobre o tema “Avaliação de desempenho humano”- Origem e desenvolvimento dentro da Teoria das organizações”.

Chico Evangelista está no exercício de articulista e cronista há 47 anos sempre com bons textos publicados nos jornais, revistas, periódicos nacionais.

“Como articulista eu iniciei nos anos de 1973, portanto, há mais de 40 anos escrevendo os primeiros artigos no jornal O Norte, quando recebi as primeiras orientações e lições e como usar o poder de síntese através do saudoso amigo e extraordinário jornalista Natanael Alves. Posso assim dizer que foi meu orientador e professor. Depois segui os meus próprios passos escrevendo sobre política, economia, história, colocando em todos esses comentários um caráter de opinião incisiva, mas acima de tudo com responsabilidade. Escrevi no Correio Brasiliense, Correio da Paraíba, no Jornal Última Hora, no O Momento”.

Todos estão convidados para assistir ao lançamento da live, às 17h no IG @kubipinheiro

MaisPB

Leia Também