João Pessoa, 06 de dezembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Mantendo-se lúcido e ativo até a sua morte, nesta quarta-feira (5), aos 104 anos, no Rio de Janeiro, o arquiteto Oscar Niemeyer –também considerado um dos mais importantes intelectuais do país– mantinha o discurso afiado. Em entrevistas e depoimentos dados ao longo da vida, emitiu opiniões sobre temas como a vida, a política e as artes. Veja algumas das melhores frases do arquiteto.
Crença
“Você olha para o céu e fica espantado. É um universo fantástico que nos humilha e a gente não pode usufruir nada."
Entrevista divulgada em 2007
"Eu não acredito em nada. A ciência explica tudo, ela traz a verdade. Ela nos mostra como tudo começou. Acho que agora não há uma razão para caminhar nessas fantasias"
Entrevista concedida em dezembro de 2009
"Gosto de ficar sozinho, a pensar na vida, neste universo imenso que nos encanta e humilha. De sentir a fragilidade das coisas e a nossa própria insignificância"
Entrevista dada em dezembro de 2007
Mulher
"Há o pessimismo que bate quando estou sozinho e penso no mundo. Mas se é para ir a uma festa em que há mulheres bonitas, o pessimismo desaparece. A vida está correndo. Tenho momentos de tristeza, de prazer, de saudade… Faz parte."
Entrevista concedida em março de 2003
"O importante é mulher, não é? O resto é brincadeira. Acabou a entrevista, não é isso?"
Entrevista divulgada em 2007
Vida
"A minha vida não tem nada de especial. É a de um ser humano, assim, insignificante que atravessa a vida, que é um sopro."
Entrevista divulgada em 2007
R7
DIZ MP - 06/10/2025