João Pessoa, 18 de novembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Médica paraibana com residência em Medicina do Sono pelo Hospital das da Faculdade de Medicina da USP, título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia, membro da Academia Brasileira de Neurologia, título de especialista em Neurofisiologia pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia

Outubro rosa, novembro azul e a importância do cuidado à saúde

Comentários: 0
publicado em 18/11/2020 às 07h44

Os meses de Outubro e Novembro são marcados por campanhas extremamente importantes de prevenção aos cânceres mais comum em mulheres e homens, respectivamente, o câncer de mama e de próstata.

O câncer de mama é uma importante causa de óbito em mulheres, sendo que esta alta mortalidade está relacionada com o atraso no diagnóstico da doença. A campanha do Outubro Rosa surgiu para incentivar as mulheres para realização de exames preventivos e, desta forma, detecção e tratamento precoce da doença.

Espelhado na campanha anterior, alguns anos depois, surgiu o Novembro Azul, movimento de conscientização da prevenção ao câncer de próstata. Sabemos que, historicamente, os homens aderem menos à movimentos de prevenção à saúde, deixando para procurar ajuda quando o problema gera dor ou incapacidade. O câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina em todo o mundo e sabemos que, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura.

Essas campanhas de conscientização através da cores têm ajudado no diagnóstico precoce dessas doenças e contribuído para redução das taxas de mortalidade. Portanto, fica mais uma vez um recado para todos nós, homens ou mulheres, da importância do cuidado com a nossa saúde!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também