João Pessoa, 22 de setembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nesta semana

Biblioteca do Uniesp tem evento BiblioWeek

Comentários: 0
publicado em 22/09/2020 às 10h27
atualizado em 22/09/2020 às 08h01

A Biblioteca Padre Dourado do Uniesp, em parceria com a EBSCO, realizam desta terça-feira (22) e  até quinta-feira (24) o mega  evento BiblioWeek, com  diversas atividades voltadas, principalmente, para o público estudantil e acadêmico, cujos temas serão focados sobre as fontes de pesquisa e informação, periódicos e livros científicos, normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), entre outros assuntos. A programação acontece pelo YouTube do UNIESP, exceto a abertura,  que será nesta terça, às 17h, que acontece pelo Instagram da instituição.  O evento é aberto a todos os públicos.

A EBSCO fornece seus conteúdos e tecnologias de pesquisa à bibliotecas e outras organizações, sendo  comprometida com a inovação, satisfação do cliente e parcerias de biblioteca para criar as melhores experiências de usuário. A bases de dados da EBSCO para bibliotecas acadêmicas fornecem aos pesquisadores e estudantes milhares de revistas acadêmicas completas, revisadas por pares e acesso aos principais índices de assunto. Os nossos recursos acadêmicos cobrem todas as áreas-chave da ciência e da engenharia, tecnologia, matemática, artes e humanidades, ciências sociais, direito e negócios.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

LIVE de Abertura no Instagram do UNIESP e BIBLIOTECA/ – Convidados: NUCOM e Bibliotecária Elaine Moreira, às 17h. A abertura será nesta quarta-feira, com a Reitora Erika Marques, Pró-Reitora Iany Barros e Bibliotecária Elaine Moreira FONTES DE PESQUISA CIENTÍFICA,  convidada: Alba Lígia de Almeida, professora efetiva do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Leciona nos Cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Bibliotecária e Mestre em Ciência da Informação. Das 14h às 15h TREINAMENTO DA PLATAFORMA MINHA BIBLIOTECA, palestrante, Cleber Bernardino executivo de Contas e Especialista em Treinamento na Plataforma Minha Biblioteca. Profissional com formação em Marketing e especialização em Gestão de Pessoas e Liderança. Será das 15h às 16h TREINAMENTO DA PLATAFORMA DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS EBSCO, com Antonio Ribeiro

gerente de Treinamentos da EBSCO para o Brasil. Mestre em Administração de Empresas, MBA em Marketing pelo IBMEC Rio, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas.  Das 16h30 às 17h30 COMO UTILIZAR OS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA REMOTAMENTE, com o expositor, Dreyson Carlos Pereira Barbosa, graduado em Biblioteconomia pela UFPB. Aluno de Psicologia UNIESP. Atua na área de serviços de referência ao usuário de informação na Biblioteca Padre Dourado. Será das 17h30 às 18:30

Na quinta feira, (24)  temos os seguintes temas e seus conferencistas:

PLANEJAMENTO DE PROJETO DE PESQUISA E ARTIGO CIENTÍFICO, com  Lucineide Lima professora de Metodologia do Trabalho Científico, Bibliotecária e Palestrante na área de Escrita Científica, planejamento, normalização e elaboração de trabalhos acadêmicos em todos os níveis de ensino superior. Colaboradora do Projeto Descomplica TCC pela UFPB. Tem ampla experiência com orientação e normalização de trabalhos acadêmicos, atuando há mais de dez anos no mercado nacional, atendendo discentes, docentes e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento.  Idealizadora do Projeto Escrita Científica de Alto Impacto, Coordenadora Acadêmica – FastFormat e associada a ABNT/CB 014. Colaboradora do Projeto Descomplica TCC/UFPB. Das 14h às 15h

CURRÍCULO DA VIDA ACADÊMICA LATTES E ORCID, que terá como convidado Hercílio Medeiros doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Mestre em Informática. Mestre em Linguística Especialista em Segurança da Informação. Especialista em Educação a Distância. Tecnólogo em Sistemas para Internet. Licenciatura em Letras – Habilitação Língua Portuguesa. Editor Assistente da Editora Uniesp. Editor dos periódicos científicos da UNIESP. Coordenador de Gestão de RH (EaD). Professor de diversos cursos do UNIESP. Das  15h às 16h

A IMPORTÂNCIA DO LINKEDIN PARA A SUA CARREIRA, com explanação Ilma Garcia da Silva Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Carreiras do UNIESP. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, Graduanda de Psicologia. 09 anos de experiência em instituições de ensino superior com atividades profissionais desenvolvidas na área de orientações de carreira, palestras e encaminhamento de alunos para o mercado de trabalho. Das 16h às 17h.

A reitora professora Erika Marques e mantenedora do Uniesp, professora Graça Holanda Colaço destacam a importância do evento. “É uma satisfação muito grande promover este evento com a EBSCO, pois mostra que o Uniesp avança  com ou sem pandemia. Nunca paramos”, disse Erika Marques.

“Nos orgulhamos dessa equipe profissionalíssima que faz o Uniesp crescer. Parabéns a todos, e que o evento traga mais conhecimentos para os participantes”, relevou a professora Graça Colaço Martins.

Sobre a Biblioteca  – A Biblioteca Padre Joaquim Colaço Dourado constitui um órgão central de suporte aos planos e programas acadêmicos do UNIESP, estimulando o ensino, a pesquisa e a extensão. Conta com uma área fixa de aproximadamente 2.216m², sendo 1.206m² para o acervo e 1.010m² para os usuários, distribuída por setores. Dispõe de salas para estudo individual, sala de estudo em grupo, sala de periódicos e um laboratório de pesquisa virtual acadêmica, com acesso à pesquisa as Bases de Dados de Livros e Periódicos Eletrônicos, como também, pesquisas acadêmicas em geral. Seu acervo é composto por aproximadamente 60.000 exemplares de livros; além de periódicos especializados e gerais, CDs, DVD’s, monografias, entre outros; distribuídos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde e Engenharias.

A biblioteca é de livre acesso a toda comunidade acadêmica, estudantes matriculados na instituição, professores, funcionários e o público externo. Conta com uma política de desenvolvimento e atualização das coleções. A aquisição do acervo é realizada semestralmente, atendendo as bibliografias básica e complementar dos projetos pedagógicos dos cursos.

Kubitschek Pinheiro – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas