João Pessoa, 03 de julho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ENTREVISTA MAISPB

Empresários precisam de ajuda durante pandemia, diz Vinnie Oliveira

Comentários: 0
publicado em 03/07/2020 ás 11h24
atualizado em 03/07/2020 ás 14h32

Palmas para Vinnie Oliveira. Seu livro “Economia Criativa. O livro “Economia Criativa 4.0 – O mundo não gira ao contrário”  está nas prateleiras da Amazon e grandes livrarias do país, mas Vinnie Oliveira não para. Aliás, seu livro aborda inúmeras sacadas da sociedade  que circula no eixo remoto e virtual. Mais atual impossível. A obra foca em parte da pesquisa de mestrado realizada por Vinnie de Oliveira, na Universidade Federal da Paraíba, concluído em 2018.

O conteúdo leva o leitor para um mundo melhor  – da economia e vida pessoal.  Vinnie de Oliveira é foda. Veio ao mundo nas imediações de uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro e com sua garra e determinação, mostra ao que veio. Se formou em Jornalismo e realizou seu Mestrado em Computação, Comunicação e Artes em universidade pública, terminou MBA na Fundação Getúlio Vargas, viveu na Europa e na África. E já está malas prontas para ir morar em Portugal e fazer o doutorado.

Leia a entrevista ao MaisPB e saiba mais, aprenda mais e faça da sua história um exemplo a se seguir.

MaisPBSeu livro “Economia Criativa 4.0 – O mundo não gira ao contrário”   parece que foi escrito para ser lido agora em plena pandemia de tão atual?

Vinnie Oliveira – Totalmente. A obra foi pensada 3 anos atrás mas está interligada com cada ação que está acontecendo neste momento.  E mais: com o que ainda vem pela frente!

MaisPB – Na obra está um apanhado intenso do aprendizado do autor com a vida?

Vinnie Oliveira – Minha alma foi expressa neste livro.  Meu desejo de contribuir, levar conhecimento relevante e chamar a atenção das pessoas para um mundo dinâmico que ainda virá.

MaisPB – O mundo ainda não acabou, mas parece que o sonho sim. Ou estamos em plena nova revolução industrial?

Vinnie Oliveira – Nada acabou! Estamos em uma transformação que nos deixará ainda melhores. Como eu falo no livro, as pessoas que se posicionarem  com a cabeça e o coração terão enorme diferenciação neste novo mundo. Caso contrário, você será substituído por um robô que fará mais e melhor que você.

MaisPB – Se estamos diante de uma pandemia que se alonga, o que você tem feito nesse período?

Vinnie Oliveira – Trabalhado intensamente para ajudar empreendedores. Acredito que nunca tenha trabalhado  com tanta intensidade e paixão como agora. Da empresa mais simples ao empreendimento mais vanguardista, absolutamente todos, estão precisando de algum tipo de apoio.

MaisPB – Seu livro nos ensino que a criatividade é uma forma primordial de ganharmos o pão de cada dia. Você pode nos explicar melhor?

Vinnie Oliveira – Ter um posicionamento criativo, nas mais diversas vertentes, é essencial para nossa diferenciação como pessoas ou empresas. Estar aberto a novas experiências, conceitos,  culturas nos ajuda a ter uma visão plural. A diversidade de conhecimentos é grande tendência do momento.

MaisPB- Esse é o primeiro livro de muitos…

Vinnie Oliveira – Com toda certeza! (Risos) Estou com pelo menos mais cinco livros na minha cabeça. Falta encarar o desafio de colocar minhas  reflexões pra fora no computador. É muito difícil fazer um livro, principalmente, de forma independente. Absolutamente tudo  no Economia Criativa 4.0 teve minha intervenção: Design, questões burocráticas, negociação com gráfica, busca de revisores e tradutores (visto que o livro também está em Inglês e Espanhol). Este filho já nasceu falando e com  dentes,  como brinco (risos).

MaisPB -Se o mundo não gira ao contrário, como as pessoas vão fazer para retomar suas vidas e projetos que estão remotos?

Vinnie Oliveira – Olhar pra frente é essencial. Estamos vivenciando transformações agressivas e mais aceleradas que antes. Situações proibidas em rodas de debate como telemedicina hoje é uma realidade. Empresas e funcionários que não desejam voltar aos escritórios. Estes dois exemplos ilustram bem este novo momento da humanidade. Estou muito feliz de estar participando ativamente dele.

Mais – Você fez uma live genial com a professora Erika Marques, reitora do Uniesp, sobre liderança. Como analisa esse encontro virtual?

Vinnie Oliveira – Érika é uma amiga muito especial. Admiro seu trabalho, sua dedicação e amor ao processo de ensino. O projeto “Vamos Vencer” me ajudou a crescer ainda mais  como pessoa e profissional. Tenho inúmeros relatos de pessoas que agradeceram tantas horas de conteúdo de alta qualidade e gratuito. Tudo está lá no meu  IGTV ( visitar @vinniedeoliveira no Instagram ). Foram 48 grandes empreendedores de várias partes do mundo que puderam contribuir com milhares de participantes que assistiram as transmissões. Agradeço muito a Érika por ter nos dado a honra de contribuir com seu vasto conhecimento.

MaisPB – Quem é Vinnie de Oliveira? Novidades para 2021?

Vinnie Oliveira – Vinnie de Oliveira é um inquieto. Um cara que deseja que tenhamos um mundo mais feliz, de respeito e menos diferenças sociais, econômicas,  ideológicas, de gênero, credo. Tenho certeza que esta pandemia nos fará pessoas melhores. Pessoas que sejam mais empáticas e que transformem a realidade ao seu redor.

MaisPB – Novidades?

Vinnie Oliveira – Minha maior novidade ainda será em 2020. Acabei de passar no doutorado da Universidade de Lisboa  no Instituto Superior de Economia e Gestão. A ULisboa é considerada hoje uma das melhores instituições de ensino do mundo e será uma honra contribuir com esse time de vencedores. O desafio proposto é ajudar empreendedores pelo mundo. Me inquieta muito  que mesmo com tanto conhecimento as empresas ainda “quebrem” por questões muito simples como falta de organização. Minha proposta ao doutorado é criar um processo que ajude pequenos negócios a aumentarem a possibilidade de sucesso. Assim que eu começar os estudos  devo me reunir com o orientador para iniciarmos o desenho deste desafio.  Estou extremamente lisonjeado e motivado para morar em Lisboa com  minha mãe e filho.
Kubitschek Pinheiro – MaisPB