João Pessoa, 02 de julho de 2020 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Raquel Holanda é uma mulher de personalidade. Se orgulha de ter estudado nos melhores colégios de João Pessoa, como o Lourdinas, PhD, Marista e o Geo. Sonhava em começar a trabalhar cedo, pois estar dentro de uma sala de aula lhe fazia sentir presa, mas sabia que precisava do estudo para conseguir o que almejava. Iniciou a vida profissional no mercado financeiro multinacional ainda quando estagiária, e esses estágios foram prorrogados por anos na REDECARD e UNIBANCO. Já formada em Administração, foi contratada pelo HIPERCARD. Raquel Holanda é uma mulher à frente de seu tempo. É casada com o empresário Alisson Holanda e juntos, comandam o Holanda’s Prime Shopping Residence, em Tambaú e outros empreendimentos. Leia a entrevista ao MaisPB e descubra mais sobre o perfil dessa notória empresária paraibana;
MaisPB – A senhora esteve em Brasília com seu marido numa manifestação pró Bolsonaro. Como aconteceu o movimento?
R – Estivemos sim, tínhamos alguns negócios já agendados na cidade, inclusive os brasilienses ficaram encantados com o que fomos mostrar, excelentes produtos imobiliários inseridos na cidade mais linda do nordeste brasileiro, a nossa bela João Pessoa, além de ser nossa primeira visita à cidade, a imponente Brasília, ajustamos contudo para estarmos presentes em um domingo em plena esplanada. Os movimentos de apoio ao nosso Presidente vigente o Jair Messias Bolsonaro, tem acontecido de forma grandiosa, democrática, linda, ordeira e patriótica o que nos encanta, foi certamente uma alegria passear por ali, ver aquele povo de verde e amarelo em um momento histórico para o Brasil. Nossa presença nada mais é que o apoio a tudo que representa o fim para o escárnio da corrupção no Brasil, a conclusão de projetos importantíssimos deixados pelo caminho pelos governos anteriores, que por ego não os concluíram, pela recuperação do respeito diante o primeiro mundo, da credibilidade econômica diante dos possíveis investidores injetando com isso dinheiro no país, enfim, apoiamos todo e qualquer Presidente que venha a defender com veemência nosso crescimento econômico honesto e além disso tudo, honrar a família e os valores cristãos.

MaisPB – O seu trabalho e de seu marido, o empresário Alisson Holanda tem meta de construir uma Paraíba maior, com inúmeros edifícios e empreendimentos. Como vocês têm enfrentado essa pandemia?
R – Durante todos os anos os quais empreendemos com o Grupo Nholanda já enfrentamos vários obstáculos de mercado, um exemplo foi a crise de 2015 que se arrastou até meados de 2018, cenários adversos surgiram e aqui estamos com essa pandemia da covid-19 em 2020. Creio sinceramente que não existe cenário perfeito, nós buscamos o cenário ideal, nos moldamos aos momentos cabendo a nós quanto empreendedores tirar da cartola o melhor de nós para os nossos negócios. Veja bem, em meio a pandemia enquanto uns estão totalmente à deriva, nós estamos imergidos em busca por conhecimentos para os nossos empreendimentos, porque faz parte da nossa personalidade vibrarmos com o novo, não é à toa que o grupo começa com N , essa letra sempre foi muito significativa para nós, colocamos os nossos 3 filhos começando pela letra N e acreditamos que há sempre algo novo para criar e fazer dele o nosso trampolim. Então posso te afirmar que estamos enfrentando essa, assim como todas as outras crises com esperança, bom ânimo e fé em Deus a quem damos toda honra e toda glória.
MaisPB – A senhora faz parte do time que torce pelo Brasil, pela retomada da nossa economia. Vamos falar sobre isso?
R – Sim vamos, não tenha dúvidas que sou uma patriota de carteirinha, eu torço e vibro com todas as nossas conquistas, não aceito ouvir alguém desdenhar do meu país e nem do nosso povo que é lindo, plural e muito criativo. A retomada da economia terá que ter muita disposição, inteligência e paixão por nossos negócios. Precisamos aproveitar a credibilidade econômica fortalecida, buscando parceiros e investidores inclusive fora do país, atrair o turista para com isso ser injetado recursos em nossa economia e assim nos fortalecermos cada vez mais. O nosso estado possui grandes empresários tanto da construção civil, quanto do varejo e indústria, os quais nos coloca em um patamar de evidencia quanto estado da Paraíba, sem contar nossa posição geográfica que é extremamente favorável. É hora de criar ainda mais!
MaisPB – Em conversa conosco, a senhora falou que está lutando por todos, do funcionário que lava os banheiros do HP Shopping aos empresários com lojas no empreendimento.Por que?
R – Com certeza, não vejo razão para não querer o bem ou mesmo por não lutar por uma classe ou outra, somos todos iguais e temos responsabilidades igualmente dadas as suas proporções de cargos, todos que trabalham para mim ou comigo sabem e sentem meu posicionamento que sempre foi transparente. Estar numa posição de liderança é sempre muito difícil, somos sempre analisados e nem sempre bem interpretados, pelo aspecto que precisamos realizar tomadas de decisões para manutenção das empresas que algumas vezes resulta em demissão de colaboradores. Mas todos, absolutamente todos para mim tem o mesmo valor humano, uns são mais chegados, outros menos, mas quanto mais tempo passam conosco mais alinhamento de pensamentos temos. Estamos sempre conversando com nossos funcionários que nos procura, as vezes abordamos alguns, sempre que dar sentamos e escutamos sobre o que almejam, orientamos na medida do possível, passamos um pouco da nossas experiências e sempre tentamos deixar uma mensagem de crescimento e animo à luz da Bíblia.
MaisPB – Como a senhora imagina que será feita a retomada da nossa economia?
R – Somos todos muito diferentes, alguns estão desesperados literalmente, uns mais retraídos, outros mais destemidos e esperançosos, mas acredito que a personalidade dos empreendedores no geral não mudou. Estratégias serão lançadas e colocadas em ação lógico, assim como em toda crise, principalmente quem estudou nesse período ampliando seus conhecimentos. Acredito que nos surpreenderemos com a nossa retomada, brasileiro é um povo resistente, em sua maioria, feliz e cheio de fé. Temos um potencial gigante e iremos passar por essa rapidamente.
MaisPB – Qual a sua mensagem para aqueles que estão lutando para que suas vidas não desmoronem diante do caos instalado em nosso país?
R – Eu creio em um Deus soberano, que nos criou, criou homem e mulher a sua imagem e semelhança e lhes deu inteligência, na terra deixou o Espirito Santo para nos guiar e nos dar discernimento, cabe a nós sermos submissos, ouvir os seus planos e entender que Deus é amor, é paz, é verdade, esperança e é justiça, sobretudo misericordioso. Tenhamos fé e bom ânimo no único que nos dará a vitória. Será sempre doloroso perder pessoas queridas, mas todos fazemos parte de um plano maior de Deus.
Se manter em movimento é uma excelente estratégia e se reinventar sempre, se não deu certo de primeira, tenta a segunda, terceira e por aí vai, desistir não é opção. Enquanto estamos no jogo da vida precisamos mandar ver e orgulhar o nosso Pai.
Kubitschek Pinheiro – MaisPB
VIOLÊNCIA - 14/11/2025