João Pessoa, 01 de julho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Médica paraibana com residência em Medicina do Sono pelo Hospital das da Faculdade de Medicina da USP, título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia, membro da Academia Brasileira de Neurologia, título de especialista em Neurofisiologia pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia

Café e sono

Comentários: 0
publicado em 01/07/2020 às 07h00
atualizado em 30/06/2020 às 16h40

Diversas bebidas disponíveis no mercado contêm cafeína em sua composição. Alguns exemplos são: café, chá preto, refrigerantes, como guaraná e Coca-Cola, energéticos, dentro outros.

A quantidade de cafeína varia de acordo com o tipo de bebida e a quantidade ingerida. Por exemplo, 1 xicara (120ml) de café coado possui 86mg de cafeína, enquanto que 1 xícara (30ml) de café expresso contém 64mg de cafeína. Mesmo o café descafeinado possui uma quantidade mínima de cafeína (1,5 a 2mg). Considerando outras bebidas, uma xícara de chá preto possui quantidade de cafeína semelhante a uma lata de Coca-Cola.

Para vocês terem uma ideia, a quantidade máxima de cafeína recomendada para consumo diária, em um adulto saudável, é de 400mg. O consumo exagerado do café pode gerar agitação excessiva, dor de estômago, aumento dos batimentos cardíacos e tremores musculares.

Mas qual o efeito do café no sono? Farmacologicamente falando, a cafeína bloqueio os receptores de uma substância conhecida como adenosina, inibindo o início e a manutenção do sono. A cafeína é considerada um estimulante do sistema nervoso central. Tem um início de ação em torno de 30 minutos e duração de 4 a 6 horas.

Uma dos mecanismos que promovem o sono é o “mecanismo homeostático do sono” que se baseia na liberação de uma substância conhecida como adenosina enquanto estamos acordados. A cafeína age inibindo esta substância, sendo, portanto, considerada uma droga promotora da vigília, interrompendo o início e levando a fragmentação do sono.

Para você ter uma boa noite de sono, recomenda-se evitar o consumo de café e produtos que contenham cafeína após 17h como medida de higiene de sono.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também