João Pessoa, 24 de junho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
novo álbum “Sol a Pino”

Banda Cabruêra lança primeiro single “A Vida”

Comentários: 0
publicado em 24/06/2020 ás 12h52
atualizado em 24/06/2020 ás 16h26

Genuinamente paraibana, a banda Cabruêra desenvolveu ao longo de 20 anos um trabalho que se aprofunda na cultura brasileira, principalmente na nordestina e lança nesta sexta-feira (26), apresentando ‘A Vida’, o primeiro single de seu novo álbum, ‘Sol a Pino’. “A Vida”, é uma explosão de metais e funk, trazendo letras da experiência de duas décadas no mercado. “Sol a Pino”, é também uma velha expressão popular usada para refletir a posição do sol quando está em cima de nós, no zênite. O nome foi dado pelo Sitar Maestro Alberto Marsicano, produtor do álbum anterior ‘Nordeste Oculto’.

A formação da banda é a mesma: Arthur Pessoa (Voz e Violão), Pablo Ramires (Bateria), Edy Gonzaga (baixo), Leo Marinho (Guitarra) com as participações especial de João Henrique no trompete e Clevaldo Rodrigues no trombone. O disco foi produzido pelo colombiano Felipe Alvarez da Polen Records de Bogotá, e que produziu uma banda muito legal da Colômbia que toca no mundo inteiro. Ele também já ganhou alguns prêmios Grammy com outros artistas. O MaisPB conversou com Arthur Pessoa, que está radicado em São Paulo e traz mais novidades da vida e obra da banda.

MaisPB – Desde quando tempo você está morando em Sampa?

R – A banda continua em João Pessoa, apenas eu estou em São Paulo. Desde o início do ano estou por aqui pra realizar outros trabalhos também.

MaisPB – O que está fazendo nessa pandemia?

R – Produzindo música, tocando, praticando, lendo, estudando, mantendo contato com os nossos fãs e preparando o lançamento do sexto álbum

MaisPB – Esse sexto disco vai sair aos poucos. Dia 26 sairá nas plataformas lançam o primeiro single?

R – Exato. Nesta sexta (26) é o lançamento de A Vida primeiro single do disco. Em setembro lançaremos o segundo single e talvez mais um até o final do ano. E no início de 2021 o disco completo em vinil com 10 faixas.

MaisPB – E vão ficar fazendo esses lançamentos até o final do ano e sair completo em vinil?

R – Três singles e depois o disco completo em formato vinil. Mas a partir do dia 26 agora sexta a música estará em todas as plataformas digitais como Spotify e outros..

MaisPB – Depois que tudo isso passar ( pandemia) vocês vão tocar no Brasil e no exterior?

R – Com certeza! Já tínhamos agenda de shows aqui em São Paulo para SESCs e também uma turnê pela Europa que agora fica pra 2021.

MaisPB – Quando Cabruêra botará os pés em João Pessoa?

R – Espero que assim que passar essa onda e possamos estar juntos de novo na nossa terrinha.

MaisPB – Você poderia adiantar os nomes de outras canções?

R – A Vida, Rosa, No Mar, Clareou, Odoyá, Sol a Pino, Marsicano, Passarinho e uma versão para Deixa a Gira Girar de Os Ticoãs grupo baiano da década de 60

MaisPB – Pode mandar a letra do primeiro single, tipo fala de quê?

R – A Vida ( dele Arthur Pessoa) Letra: “O que a gente leva dessa vida é a vida que a gente leva. São Joões São Pedroa que trabalham embaixo de uma marquise numa calçada da glória. Vendem discos que não tocam mais, canções de outros carnavais”. Fiz quando morava no Rio de Janeiro com a Cabruêra entre 2000 e 2005…

Resumo do Cabruêra

A banda gravou 6 álbuns cheios de citações de músicas populares e interpretações de músicas imortalizadas em domínio público.

Trabalhando de forma independente, a banda levou sua música e cultura popular brasileira para o mundo, apresentando-se em 20 países, incluindo o Roskilde Festival na Dinamarca, Womad no Reino Unido, Summerstage nos EUA e Montreux Jazz Festival entre outros. Este lançamento comemora 20 anos de turnê e um momento importante da banda, também um reconhecimento pela preservação da memória da banda.

‘Sol a Pino’ foi produzido por Felipe Álvarez (Polen Records) e gravado por Rui José, Daniel Jesi e Haley Guimarães nos estúdios Mutuca, em João Pessoa, na Paraíba, Brasil.

Kubitschek Pinheiro – MaisPB