João Pessoa, 03 de junho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O potencial de propagação da covid-19 em Campina Grande equivale ao das capitais de alguns estados do país. A constatação é de um estudo feito por pesquisadores das universidades Federal de Ouro Preto (Ufop) e Estadual Paulista (Unesp), campus de São José dos Campos, em colaboração com colegas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Na lista de cidades ainda estão Ribeirão Preto, em São Paulo e e Caruaru, em Pernambuco.
Os três municípios são cidades-polo, com grande concentração de indústrias, comércio e serviços, e têm importância estratégica na dinâmica de mobilidade regional, medida pelas fortes conexões que possuem com diversos outros municípios em termos de fluxo de pessoas. Por isso, desempenham um papel central no processo de interiorização de casos de covid-19 no país.
Uma pesquisa mediu a rede de conexões entre municípios, com o intuito de avaliar o número de destinos possíveis de novos casos da doença –, a força da conexão, em termos de fluxo de pessoas, e a centralidade delas na rede. Os resultados indicaram que Campina Grande Feira de Santana, na Bahia, e Caruaru, em Pernambuco, têm forças de conexão mais altas do que as capitais de alguns Estados do país.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 26/09/2025