João Pessoa, 17 de maio de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
aplicativo

Globoplay é invadido por grupo OurMine, conhecidos como “hackers do bem”

Comentários: 0
publicado em 17/05/2020 às 11h15

Usuários do serviço de streaming Globoplay, da Rede Globo, foram surpreendidos na noite deste sábado (18) por uma notificação peculiar.

A mensagem “Hacked by OurMine – Hackeado por OurMine” apareceu no celular de milhares de usuários, e o tema ganhou força nas redes sociais.

Além da notificação, usuários relataram não conseguir assistir vídeos pelo serviço. A seção “Agora na Globo”, que apresenta online a programação da emissora de TV aberta, está acessível normalmente.

O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários e esclarece:

1 – Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications;

2 – Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados.

3 – Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha.

4 – Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by…”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor.

5 – A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido. O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada.

6 – Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes”.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas