João Pessoa, 19 de abril de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Prefeitura de Campina Grande emitiu nota para justificar a demissão do médico Oswaldo Bezerra Cascudo Filho do Samu da cidade, após ele ter denunciado a falta de equipamentos de proteção individual para os profissionais que atuam no combate ao novo coronavírus. A PMCG divulgou documento assinado pelo médico e afirma que o pedido de demissão partiu dele, no dia 10 de abril.
“Não há, por parte da Secretaria de Saúde, nenhuma intenção de punir qualquer profissional que manifeste o seu direito de livre expressão. Neste momento de pandemia, mais do que nunca, o foco da Secretaria de Saúde está na garantia da assistência às pessoas nos serviços de saúde, assim como a assegurar que todos os profissionais tenham acesso aos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e às condições de segurança sanitária para realizarem seus trabalhos”, diz trecho da nota.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) chegou a conceder prazo de 24 horas para que a direção do Samu reste esclarecimentos sobre denúncia de que médicos do serviço estariam trabalhando sem equipamentos de proteção individual (EPIs) e que alguns profissionais de saúde já teriam sido infectados pelo novo coronavírus.
A notificação ocorreu após divulgação de carta aberta pelos profissionais que atuam na Saúde, denunciando as irregularidades. A situação foi descrita por eles como sendo caótica.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 26/09/2025