João Pessoa, 19 de fevereiro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria Municipal de Educação tem intensificado a formulação de parcerias para a área educacional. O objetivo é fortalecer a educação infantil, o ensino fundamental e médio e aumentar o acesso dos estudantes da rede pública às instituições de ensino superior. Além disso, a gestão municipal também tem como metas a implantação de um Polo Virtual e curso pré-vestibular, ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além do fortalecimento do ensino profissionalizante.
Com poucos meses de governo, a gestão do prefeito Expedito Pereira já iniciou os contatos com a UFPB. A meta é a implantação de um Polo Virtual e a instalação de uma unidade do curso pré-vestibular oferecido pela instituição, que costuma aprovar em torno de 60% dos seus alunos no Processo Seletivo Seriado (PSS).
No final do último mês de janeiro, o secretário Municipal de Educação, André Ribeiro, esteve reunido com o coordenador do projeto UFPB Virtual, professor Jan Edson Rodrigues Leite. “Iniciamos o contato e demonstramos o interesse em implantar um Polo Virtual da UFPB em Bayeux. A ideia foi bem recebida pelo professor Jan e acreditamos que, em breve, anunciaremos essa boa nova para a população”, disse o secretário.
Através do Polo Virtual, serão ofertados cerca de nove cursos de graduação, todos na modalidade à distância. São eles: matemática, letras, libras, pedagogia, ciências biológicas, ciências agrárias, ciências naturais, ciência da computação e administração pública.
A Prefeitura de Bayeux irá disponibilizar o prédio do Centro de Formação de Professores (Cefor) para abrigar as instalações do Polo Virtual. “Tudo será realizado com baixo custo para a administração, ou seja, com muito esforço e força de vontade estamos mudando a realidade da área educacional em nosso município”, comentou André Ribeiro.
Ensino profissionalizante
A Prefeitura de Bayeux ainda estuda a possibilidade da instalação de uma Escola Técnica Municipal. A instituição funcionará nos mesmos moldes da Escola Técnica Estadual de Bayeux, que o Governo do Estado está construindo e que irá assistir diretamente 1,2 mil alunos.
De acordo com o secretário André Ribeiro, o objetivo da gestão é aumentar, ainda mais, as oportunidades de formação dos jovens de Bayeux com base no ingresso no mercado de trabalho.
Além disso, a Secretaria de Educação iniciará, nos próximos dias, as matrículas para um curso profissionalizante de montagem e manutenção de microcomputadores. As aulas serão ministradas pelos próprios funcionários da área de informática que compõem o quadro efetivo da gestão. “Tudo realizado sem custo algum para os cofres públicos”, salientou o secretário.
Bayeux e o combate às drogas
O secretário André Ribeiro também esteve, recentemente, reunido com o comandante da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves. O encontro teve o objetivo de discutir a inclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas de Bayuex. A ação tem como foco, evitar o contato dos jovens com as drogas através da transmissão de mensagens com lições lúdicas e práticas de valorização à vida. Ela é desenvolvida na Educação Infantil e nos 5º e 7º anos do Ensino Fundamental.
“Através da boa relação que a gestão do prefeito Expedito Pereira mantém com o Governo do Estado também já deixamos esse pleito bem encaminhado. Em breve, essa novidade também será anunciada para a população”, disse o secretário.
O Proerd é pedagogicamente estruturado em dez lições, ministradas, obrigatoriamente, por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo a relação: Polícia Militar, escola e família.
Parceria com o Exército
A Secretaria Municipal de Educação também formalizou parceria com o Exército Brasileiro, através do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado. O acordo possibilitará aos integrantes do quartel que se tornem uma espécie de “padrinhos” da Escola Moacir Porto, localizada no Jardim Aeroporto, próximo ao batalhão.
“Esta é uma parceria boa, pois, os integrantes do 16º Regimento atuarão diretamente na escola, realizando serviços de limpeza e manutenção, além de orientar os nossos alunos com base nos princípios militares da honestidade, honradez, respeito à hierarquia e ordem”, explicou o secretário.
Assessoria de Imprensa
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025





