João Pessoa, 23 de fevereiro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA DUARTE DA SILVEIRA

Carnaval Tradição é aberto; confira programação

Comentários:
publicado em 23/02/2020 às 09h22
atualizado em 23/02/2020 às 10h52
A- A+

Um amor pela arte e cultura que passa de geração para geração. Assim é o Carnaval Tradição de João Pessoa, que a cada ano que passa atrai mais público para assistir seus desfiles. Esse ano, o evento foi aberto na noite deste sábado (22) com a presença do prefeito Luciano Cartaxo e da primeira dama Maísa Cartaxo. A programação faz parte do Carnaval de Boa 2020 e tem investimentos significativos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que nos últimos sete anos ampliou os recursos, oferecendo ainda toda a infraestrutura de arquibancadas, som, entre outros itens para que os desfiles tenham o sucesso merecido.

Prestigiando os desfiles, o prefeito destacou a importância de valorizar a arte e cultura da cidade, lembrando que João Pessoa faz parte da Rede Mundial de Cidade Criativa, um reconhecimento da Unesco.

“É muito importante a nossa presença aqui para prestigiar o evento que realmente simboliza o Carnaval e a cultura da nossa cidade. A prefeitura tem investido bastante ao longo desses sete anos no Carnaval Tradição e essa festa tem evoluído bastante na nossa cidade. A prefeitura lança o edital, convoca as agremiações, antecipa a liberação de recursos para que eles possam se organizar e aqui está o resultado de tudo isso, um belo desfile. Então, quanto mais a gente planeja, quanto mais a gente investe, melhora cada vez mais a qualidade do desfile ofertado às torcidas e as pessoas que vêm prestigiar o evento”, afirmou Luciano Cartaxo.

Ao lado da primeira dama Maísa Cartaxo, do presidente da Funjope, Maurício Burity e da secretária de Planejamento Daniela Bandeira, prefeito abriu Carnaval Tradição (foto: divulgação)

O desfile estava realmente lindo, com brilho, cores e muita alegria de cada participante que integra as agremiações. Nessa primeira noite, a Avenida Duarte da Silveira recebeu Tribos Indígenas e Clubes de Orquestras, que encantaram o público presente. Antes dos desfiles das concorrentes, teve convidado especial, o Coletivo Maracastelo.

Logo em seguida, o público prestigiou os seguintes desfiles: Clube de Orquestra Adolescente e Criança Feliz (Torre); Tribo Indígena Ubirajara (Rangel); Clube de Orquestra A Corda do Frevo (Torre); Tribo Indígena Guanabara (Mandacaru); Clube de Orquestra Gigantes do Frevo (Torre); Tribo Indígena Xavante (Bairro dos Novaes); Clube de Orquestra Alegria do Frevo (Torre); Tribo Indígena Tupy Guanabara (Água Fria); Clube de Orquestra Os 25 Bichos (Jaguaribe); Tribo Indígena Africanos (Cristo); Clube de Orquestra Sai da Frente Dona Emília (Esplanada); Tribo Indígena Papo Amarelo (Cruz das Armas) e Clube de Orquestra Ciganos (Cruz das Armas).

O servidor público Aderaldo Oliveira estava encantado com cada apresentação. Ele destacou a dedicação das pessoas que participam das agremiações e a vontade de cada um em fazer um belo Carnaval para o povo. “O que mais chama minha atenção são as famílias que estão aqui. Você olha e vê crianças no colo. Essa festa é tranquila para família vir”.

O Carnaval Tradição, que celebra 105 anos, conta com parceria da Associação dos Clubes de Orquestra de Frevo, Liga Carnavalesca, Associação dos Ursos Carnavalescos, Liga Independente das Escolas de Samba, além do apoio de diversas secretarias e órgãos da PMJP.

Maurício Burity, diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), ressalta que o Carnaval Tradição da Capital reflete o festejo de todos os bairros da cidade. “A Prefeitura de João Pessoa, cada vez mais, tem investido nesse importante segmento cultural da nossa cidade e isso engrandece o nosso Carnaval, que é um carnaval descentralizado. Temos Carnaval na praia, nos bairros e aqui na Avenida Duarte da Silveira, opções para todos os gostos”, destacou.

No Carnaval Tradição, a Funjope disponibiliza uma estrutura de arquibancada para 2.500 pessoas, espaço para pessoas com deficiências, banheiros químicos, iluminação, som, ou seja, toda estrutura necessária para proporcionar conforto para quem vem prestigiar o evento.

O Carnaval Tradição segue neste domingo (23), a partir das 17h, com os seguintes desfiles:

Convidado Especial – Nação Maracahyba
Tribo Indígena Tupinambás (Mandacaru)
Clube de Frevo São Rafael Frevo e Folia
Tribo Indígena Tabajaras (Cruz das Armas)
Clube de Frevo Piratas de Jaguaribe (Jaguaribe)
Tribo Indígena Tupy Guarany (Mandacaru)
Clube de Frevo Bandeirante (Torre)
Escola de Samba Pavão de Ouro (São José)
Escola de Samba Império do Samba (Roger)
Escola de Samba Independentes de Mandacaru (Mandacaru)
Escola de Samba Malandros do Morro (Torre)
Escola de Samba Unidos do Roger (Roger)

MaisPB