João Pessoa, 18 de dezembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Casa própria

Famílias veem residências na Saturnino de Brito

Comentários: 0
publicado em 18/12/2019 às 11h40
atualizado em 18/12/2019 às 10h46

Esta quarta-feira (18) foi, para 400 famílias, o dia de conhecer em definitivo o número do seu próprio apartamento. São as famílias beneficiadas com a casa própria no Residencial Saturnino de Brito, obra que será entregue em breve pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Nesta manhã, foi realizado o sorteio para definir qual família ocupará cada uma das unidades, ato acompanhado de perto pelo prefeito Luciano Cartaxo.

“Essas são famílias que passaram momentos de muita dificuldade ao perder suas casas com a queda da barreira e que logo estarão em sua casa própria. Elas passarão a viver com conforto, segurança e muito mais dignidade. Nosso compromisso permanente é o de trabalhar por quem mais precisa”, afirmou o prefeito.

Das 400 famílias que habitarão o Residencial Saturnino de Brito, 350 ficaram desabrigadas devido ao deslizamento da barreira que margeia a comunidade. Outras 50 famílias se juntam a elas, vindas da Vila Nassau, onde viviam em situação de risco e insalubridade, às margens do rio. Elas estão inscritas no programa de aluguel social da PMJP até que estejam em sua própria moradia.

O sorteio aconteceu no ginásio esportivo da Escola Municipal Damásio Franca, em Cruz das Armas. “Este é o momento em que cada família conhece em qual bloco e apartamento vão morar e é uma das últimas etapas antes da entrega das chaves. É uma alegria enorme finalizar esse processo e saber que estas pessoas poderão ter uma vida melhor em suas casas”, explicou a secretaria Municipal da Habitação, Socorro Gadelha.

Gesilda Peixoto, 54, que morava na Vila Nassau, afirmou que hoje o sentimento é de conquista e Vitória. “Foram 15 anos de luta e achávamos que nunca íamos conseguir. Enfrentamos enchentes, chuvas, bichos, mas hoje eu tenho meu apartamento, onde vou poder dormir e acordar tranquila. Agradeço muito à Prefeitura por isso”, afirmou.

Ainda estiveram presentes o secretário municipal do Desenvolvimento Social, Diego Tavares, e a superintendente da Caixa Econômica Federal em João Pessoa, Daniela Guedes.

A obra – O Residencial Saturnino de Brito vai contar com 400 apartamentos divididos em 23 blocos. Cada unidade conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, cerâmica e azulejos em todas as paredes molhadas.

O espaço também conta com infraestrutura planejada, com calçadas, pavimentação, esgotamento sanitário, áreas de lazer, convivência e prática esportiva. Pessoas com deficiência também vão contar com toda a acessibilidade. No total, 21 apartamentos são adaptados.

Dentro da obra estrutural ainda se destaca a construção do muro de contenção da barreira, além de drenagem e terraplanagem. No total foram investidos 58 milhões, com recursos federais e municipais.

MaisPB

Leia Também