João Pessoa, 18 de dezembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Calvário

‘Esquema criminoso começa a se desfazer’, diz secretário de CG

Comentários: 0
publicado em 18/12/2019 às 11h23

O deputado estadual licenciado e atual secretário de Planejamento de Campina Grande, Tovar Correia Lima (PSDB), avaliou que o maior esquema de corrupção da história da Paraíba está sendo passado a limpo, com a informação do envolvimento do ex-governador Ricardo Coutinho como chefe de uma quadrilha especializada em roubar os cofres públicos, segundo a Operação Calvário, etapa VII, deflagrada na manhã desta terça-feira (17). Para Tovar, a justiça começa a ser feita e o esquema criminoso da política começa a se desfazer.

“O maior esquema de corrupção da história da Paraíba está sendo passado a limpo. Hoje a Paraíba acordou com uma notícia que nos envergonha, mas que também, de alguma forma, nos traz orgulho por ver sendo revelado aquilo que denunciamos por anos na Assembleia Legislativa. É gratificante ver que a justiça está sendo feita”, comentou Tovar.

De acordo com o deputado, apesar dessa fase ter sido batizada com o nome de “juízo final”, ele acredita que ainda pode ter mais desdobramento, já que o Ministério Público apontou que a atuação do grupo liderado por Ricardo Coutinho serviu de base para a prática de crimes em outros locais.

“No texto, da medida cautelar assinada pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida, que determina a prisão preventiva de Ricardo e de mais uma parte de sua gang, mostra a preocupação do Ministério Publico, da CGU e da Polícia Federal com o que chamaram de ‘modo de agir por diversos municípios paraibanos’. Isso é muito grave e precisa que haja continuidade das investigações para sabermos até onde esse grande esquema foi”, afirmou.

O trecho citado pelo deputado diz: “A grande preocupação por parte dos agentes de persecução penal, em relação ao cenário criminoso tratado no âmbito do complexo investigatório da Operação Calvário, não só pela captura que esse agrupamento fez do poder público estadual, mas porque seus integrantes espalharam seu modo de agir por diversos municípios paraibanos, difundido uma bandeira que não pode permanecer hasteada: a da corrupção sistêmica, no âmbito dos Poderes de nossa República. Uma corrupção que, desde 2010, vem sangrando os cofres públicos em cifras que ultrapassam a barreira do bilhão”.

“Ricardo não apenas assaltou os cofres estaduais como fez escola com sua prática criminosa de lesar cidadãos e usurpar do dinheiro do povo. É o maior esquema de corrupção da história da Paraíba e quem está dizendo isso não sou eu. A revelação é o resultado de uma investigação séria e que aponta que a influência desse modelo em outras esferas”, declarou.

MaisPB

Leia Também