João Pessoa, 07 de dezembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA TERÇA

Hospital Universitário Alcides Carneiro fará testes rápidos de HIV

Comentários: 0
publicado em 07/12/2019 às 10h05

Em alusão à Campanha Dezembro Vermelho, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, vai realizar 260 testes rápidos para diagnóstico de HIV e vai oferecer orientações sobre prevenção para a população. A ação acontecerá na terça-feira (10), das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, no Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese). Para participar do evento é necessário apenas comparecer ao HUAC no horário, portando o cartão do SUS e um documento de identificação.

“Dia 1º de dezembro foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao HIV. Com o objetivo de alertar a população e conscientizá-la sobre as formas de prevenção da doença, realizaremos esta ação no dia 10 de dezembro”, explicou a Chefe da Unidade de Clínica Médica, Lígia Lopes.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro está entre as instituições de saúde da Paraíba que oferecem serviço de assistência especializada em HIV/Aids.

HIV-AIDS

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil pessoas possuem o HIV no Brasil. Desse número, 135 mil não sabem que estão infectadas. No mundo, a Organização das Nações Unidas estima que existem 1,7 milhão de pessoas com o vírus. Por isso, a Organização Mundial de Saúde orienta que os países busquem a meta 90-90-90. Isso é, o diagnóstico de 90% das pessoas infectadas. Dessas, que 90% tenham acesso ao tratamento. E, por fim, que 90% consiga reduzir o vírus a níveis indetectáveis.

É importante ressaltar que, hoje em dia, nem todo mundo que é portador do vírus HIV chega a adquiris Aids.

A transmissão do HIV se dá através da troca de fluidos corporais (sangue, leite materno, sêmen). Vale frisar que interações comuns como tocar, beijar, dividir objetos não transmitem o vírus. Isso é importante para conscientizar a população a fim de diminuir a discriminação sofrida pelos portadores dessa doença.

Sobre a ebserh – Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas