João Pessoa, 04 de abril de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MERENDA

Escolas municipais de Alhandra terão novo cardápio

Comentários: 0
publicado em 04/04/2013 às 09h15

As escolas da rede municipal de Alhandra terão uma merenda escolar mais rica, sadia, nutritiva e de qualidade a partir deste semestre. A informação é do secretário de Educação do município, Valfredo José, que já se reuniu com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Alhandra, a Emater e a Secretaria de Agricultura de Alhandra, para discutir a introdução de gêneros alimentícios da agricultura familiar no cardápio da merenda escolar das escolas e creches municipais.

O encontro foi acompanhado pelo nutricionista e consultor da alimentação escolar, Glauber Melquíades, que está orientando o setor de nutrição da Secretaria de Educação de Alhandra na elaboração e implantação desse novo cardápio que será elaborado a partir da introdução dos produtos da agricultura familiar da região. “Vamos utilizar gêneros alimentícios básicos como arroz, feijão, inhame, macaxeira, carnes, frutas e legumes produzidos no próprio município”, informou Glauber Melquíades. Ele lembra que a falta desses alimentos na merenda fornecida pela gestão anterior feriam as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), inclusive a que determina que 30% dos componentes da merenda escolar sejam comprados diretamente de agricultores familiares.

Segundo o secretário de educação de Alhandra, Valfredo José, a reformulação do cardápio da merenda escolar no município atende a três orientações prioritárias do prefeito Marcelo Rodrigues sobre o tema: a de que seja garantida uma alimentação saudável para os alunos, que os profissionais sejam capacitados e que o novo cardápio contemple produtos de agricultores locais. “A iniciativa é positiva em todos os sentidos, pois ganham os estudantes, o agronegócio local e os profissionais que atuam na área, pois serão capacitados para atuar nesse novo modelo de gestão”, ressaltou Valfredo, acrescentando que as merendeiras também participarão de cursos como Higiene e manipulação de alimentos e Controle de qualidade e reaproveitamento de alimentos.

O cardápio

O cardápio na merenda que será servida nas escolas municipais de Alhandra está sendo elaborado pela nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnad) em Alhandra, Siene Catherine Cabral, com apoio do consultor Glauber Melquíades e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). O novo modelo será adotado ainda neste ano letivo e será avaliado pelos próprios alunos. “Teremos um período de teste de aceitabilidade dos alimentos, onde os estudantes serão questionados sobre a qualidade da alimentação”, explicou o consultor de alimentação, destacando que um índice mínimo de 85% de aprovação confirma o sucesso do cardápio.

Assesoria da Prefeitura de Alhandra 

Leia Também