João Pessoa, 04 de abril de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PRESSÃO

Cícero cobra incentivo tecnológico para desenvolver alternativas contra a seca

Comentários: 0
publicado em 04/04/2013 às 13h12

Inovação tecnológica para conviver com os efeitos da seca foi tema da exposição feita pelo senador paraibano, Cícero Lucena (PSDB), durante audiência pública realizado no Senado Federal com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

O parlamentar citou a situação de falta de incentivo do Governo Federal para com o Instituto do Semiárido, que foi lançado no primeiro ano do Governo Lula, em Campina Grande. Ele mencionou reportagem da Rede Globo, na última edição do Globo Rural, que abordou a tristeza e o sofrimento daqueles que acreditaram na criação do Instituto, a exemplo de Manelito Vilar, “que ensinou que nós não devemos combater a seca, e sim encontrar mecanismos de convivência com ela!” – iniciou.

Cícero disse ao ministro que o Nordeste e a Paraíba precisam de incentivos do Governo Federal para além das obras de infraestrutura e das ações imediatas de convivência com a seca. “Precisamos desenvolver alternativas na área de tecnologia. Posso citar as pesquisas com a dessalinização da água dos poços que são perfurados na região Nordeste”.

-Hoje nós pedimos emergencialmente o carro-pipa. Mas não o queremos para sempre! Quando precisamos, pedimos –, mas queremos a oportunidade para os nossos jovens do Nordeste ter acesso à informação e a oportunidade para fazer isso, discursou.

O senador também informou ao ministro que apresentou no Senado Federal, projeto de lei que institui a utilização do tablet como ferramenta de pesquisa na educação pública do Brasil até 2023. Ele disse que a meta da Coreia do Sul, por exemplo, é a implantação até 2015. “Aqui no Brasil minha proposta é estabelecer que até 2023 todos os alunos utilizem o tablet como instrumento de trabalho, não só para a educação, mas que possam ter acesso à informação, que, sabemos, é vetor de desenvolvimento e de mais justiça social”, concluiu.

Assessoria de Cícero Lucena 

Leia Também