João Pessoa, 29 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MUTIRÃO

HUAC cadastra para consultas com urologistas

Comentários: 0
publicado em 29/10/2019 às 10h16
Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande

O mês de novembro é o período de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Para abraçar a Campanha Novembro Azul, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, vai realizar um mutirão de consultas com urologistas.

Para garantir uma das 240 vagas ofertadas, os interessados devem se dirigir ao Hospital Universitário de Campina Grande no dia 5 de novembro para realizarem seus cadastros no Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese), a partir das 8h, portando o cartão do SUS. A ação é direcionada para homens com idade a partir de 45 anos.

Nos dias 6, 7 e 8, os pacientes cadastrados vão fazer o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). Já o mutirão de consultas vai acontecer no dia 12 de novembro.

Segundo o Chefe da Unidade de Urologia, André Brasileiro, vão participar do mutirão três urologistas. “Cada urologista vai atender 40 pacientes pela manhã e 40 pela tarde, totalizando 240 pacientes”, afirmou.

Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para este ano é de 68.220 novos casos de câncer de próstata. Já para a Paraíba, o número é de 1.170 ocorrências.

Segundo o INCA, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Contudo, o médico André Brasileiro explica que a melhor forma de realizar o diagnóstico precoce é procurar o urologista a partir dos 45 anos, quando o paciente tem histórico de câncer na família, e, a partir de 50 anos, para a população em geral. “Nós advogamos que a prevenção seja realizada desde cedo porque o câncer de próstata é assintomático, silencioso em seu início”, comentou.

A melhor maneira de minimizar as chances de se ter câncer de próstata é possuir um estilo de vida saudável: fazer atividades físicas, tomar sol nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, ter uma alimentação balanceada, com muita fibra, e evitar alimentos com gordura animal.

Para os casos descobertos em fase inicial a taxa de cura é de mais de 90%.

Sobre a ebserh – Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

MaisPB

 

Leia Também