João Pessoa, 15 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MÍDIA

Após se passar por cantor ‘gringo’, Fábio Jr é tema de série de TV

Comentários: 0
publicado em 15/10/2019 às 17h50

Na década de 1970, a música nacional foi invadida por astros que cantavam em inglês e, por isso, vendiam muitos discos. Mas, eles não tiveram carreira no exterior, pois foram “inventados” para o Brasil. É o caso de Fábio Jr, que virou Mark Davis.

Os “Falsos Gringos” são tema do segundo episódio da série sobre bastidores do hit parade ‘História Secreta do Pop Brasileiro’, que vai ao ar na próxima sexta-feira, dia 18, às 22h30, no canal de TV por assinatura Music Box Brazil.

Davis se tornou figura pública logo após o término da banda Uncle Jungle em 1975, cujo Fábio Jr era vocalista. Na figura de ídolo internacional, o músico lançou o compacto com 10 canções em inglês ‘Aria for lovers / I need you forever’. “Eu sou cantor de coral desde sempre. Um pessoal pediu para eu colocar voz numa música do Mark Davis. Era uma música composta por ele em inglês e foi um sucesso tremendo. Tocou muito”, lembra Carlinhos de Souza (o Paul Denver) em entrevista à série, referindo-se à Rain Memories, segunda faixa do compacto. Foi só em 1976 que o intérprete de popularidade entre as mulheres assume a identidade Fábio Jr.

O domínio da cultura americana na música nacional justifica a explosão de brasileiros se passando por estrangeiros. “O Brasil tinha esse consumo musical cada vez maior, mas era um país isolado. O repertório internacional que chegava aqui normalmente era por grandes gravadoras [estrangeiras]. Mas ao mesmo tempo existia no Brasil, principalmente, desde os anos 60, pequenas gravadoras nacionais. Para competirem com as internacionais nesse pop, elas são obrigadas a criar outro produto. As gravadoras [nacionais] não tinham catálogo internacional para lançar, então criaram esses fenômenos, os falsos gringos”, explica Eduardo Vicente, professor de mídias sonoras da Escola de Comunicação e Artes da USP, ao episódio.

Michael Sullivan (codinome de Ivanilton de Souza), Tony Stevens (Jessé) e Steve Maclean (Hélio Costa Manso) são outros personagens explorados no segundo episódio da série. Escrita e dirigida pelo jornalista André Barcinski, produzida pela Kuarup e com narração de cantor e compositor tropicalista Arrigo Barnabé, ‘História Secreta do Pop Brasileiro’ é estruturada em oito episódios temáticos que desvendam o pop brasileiro das décadas 1970 e 80.

MaisPB

Leia Também