João Pessoa, 22 de agosto de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
transposição

Boqueirão tem 21,83% da sua capacidade

Comentários: 0
publicado em 22/08/2019 às 11h58
atualizado em 22/08/2019 às 09h11
(Foto: Michelle Farias/ MaisPB)

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou, nesta quinta-feira (22), o risco da volta do desabastecimento de água em Campina Grande e mais 18 cidades que dependem hoje da transposição das águas do Rio São Francisco que se encontra abandonada no seu eixo Leste, com entrada na Paraíba por Monteiro. O deputado vai ao Ministério do Desenvolvimento Regional buscar uma solução para o problema e alertar sobre a situação já enfrentada pela Rainha da Borborema e municípios próximos que enfrentaram um sério problema de desabastecimento.

O açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) usado para abastecer a Rainha da Borborema e região encontra-se com 21,83% da sua capacidade, o que é preocupante. Em 2017, o reservatório tingiu o pior volume da sua história, apresentando 2,9% da sua capacidade total. O parlamentar destaca ainda que o retorno dos transtornos acarretados pela falta d’água pesa negativamente contra o desenvolvimento de Campina e região. “Qual indústria vai querer se instalar aqui se não temos a segurança hídrica?”, questionou.

De acordo com o deputado, o relatório aponta que o revestimento de concreto apresenta fissuras, trincas e rachaduras que chegam a mais de 1,5 centímetro de espessura. Como faltam estruturas de drenagem, as chuvas levam a areia para o fundo, assoreando muitos trechos do curso d’água. Obras de drenagem estão com paredes quebradas, comprometidas por erosão, e algumas canaletas são quase invisíveis, cobertas por terra e pedregulhos. Há também mato dentro do canal.

O bombeamento de água para 44 municípios da Paraíba está interrompido há cinco meses, em razão da necessidade de manutenção em equipamentos das estações em uma adutora em Pernambuco. Em 2018, quando o sistema funcionava, ele se mostrou fundamental para evitar uma crise de abastecimento em meio a um prolongado período de seca. Com os problemas atuais, a água não tem chegado aos açudes.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas