João Pessoa, 10 de maio de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O tratamento do câncer interfere no visual e mexe muito com a autoestima de todas as mulheres vítimas da neoplasia, pois provoca a perda dos cabelos, cílios, sobrancelhas e, em determinados casos, a retirada de alguma parte do corpo. Na intenção de resgatar ou mesmo estimular a vaidade dessas mulheres, o Hospital Napoleão Laureano promoveu, na manhã desta sexta-feira (10), “O Dia da Beleza” em alusão ao Dia das Mães para homenagear as mulheres portadoras da doença que estão em tratamento na instituição.
A homenagem também beneficiou as mulheres que acompanham os filhos e familiares vítimas da doença, além das profissionais do hospital. No “Dia da Beleza” as participantes foram maquiadas por uma equipe de maquiadoras profissionais, enfeitarem-se com lenços coloridos, posaram para fotos e ainda receberam kits de cosméticos e dicas de maquiagem. A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), a Bless Cosméticos, a produtora executiva Ana Amélia e o fotógrafo Max Brito foram parceiros do Napoleão Laureano nesta ação.
O médico João Simões, diretor-geral do HNL, lembrou que o hospital oferece um tratamento dinâmico aos pacientes, que vai além das sessões de quimioterapia e radioterapia, mas que também cuida do psicológico e do bem estar dos enfermos. “Melhorar a autoestima e o bem estar é de extrema relevância para que o paciente enfrente o tratamento com mais serenidade e motivação. E para homenagear essas mulheres que têm o dom da maternidade, nada mais justo do que enaltecer a beleza que cada uma possui”.
De acordo com Ana Karla Bezerra, representante da RFCC, cerca de 100 mulheres foram atendidas durante as três horas que aconteceu a ação. “A iniciativa foi muito proveitosa. A gente percebeu que ajudou a levantar o alto astral delas e a deixá-las muito alegres, porque como todas as mulheres, elas também são muito vaidosas”, contou.
A jovem Kenia Gomes, que está em tratamento no Napoleão Laureano há cerca de um ano, frisou que apesar da doença ela continua cuidando muito da beleza. “Um evento desse tipo é muito importante para incentivar a autoestima em mulheres como eu que estão lutando contra o câncer, para que nós continuemos com os mesmos hábitos de antes, e não nos permitamos sentir diferentes das outras mulheres”.
Maria Adjanira foi ao HNL para uma consulta de rotina e aproveitou o momento para participar da ação. “A homenagem do Laureano me proporcionou um dia diferente. Conseguir arrancar um sorriso de alguém que luta contra o câncer é uma atitude que não tem preço”, expressou.
Assessoria de Imprensa
VEREADOR QUESTIONA - 09/10/2025