João Pessoa, 10 de maio de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
UTI

Hospital de Trauma de João Pessoa implanta farmácia clínica

Comentários: 0
publicado em 10/05/2013 às 20h25

 O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto é a primeira unidade de saúde pública do Estado no que se refere à implantação da Farmácia Clínica. O processo começou há apenas três meses, mas já apresenta ótimos resultados. O projeto, que já foi implantado em países como Estados Unidos e Chile, foi concebido com o objetivo de proporcionar o uso seguro e adequado de medicamentos em pacientes.

A Farmácia Clínica do Trauma, por enquanto, funciona dentro da Unidade de Terapia Intensiva – UTI, para adultos, e conta com três farmacêuticos, porém há previsão que seja implantada nos outros setores do Hospital.

De acordo com a farmacêutica Suzane Botelho, o diferencial é que o trabalho é diretamente ligado ao paciente. O profissional tem acesso ao prontuário e à prescrição médica e pode intervir quando necessário. “Verificamos a aplicação racional do medicamento, ou seja, checamos a dosagem, as reações adversas, e o intervalo de tempo prescrito entre os remédios, e isso faz toda diferença na recuperação do paciente”, explicou.

Para o farmacêutico Anderson Mendonça, a importância da conscientização desse trabalho por parte da Direção da Cruz Vermelha Brasileira, é muito benéfica, já que apoia e não mede esforços para a implantação do projeto, visando assim o benefício do paciente.

Secom PB 

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas