João Pessoa, 13 de maio de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SELEÇÃO

Enem tem 100 mil inscritos em pouco mais de uma hora

Comentários: 0
publicado em 13/05/2013 às 16h11

 O número de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 em pouco mais de uma hora depois da abertura das inscrições superou os 100 mil na manhã desta segunda-feira (13). O balanço do dia será divulgado ao final da tarde.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC (Ministério da Educação) responsável pela aplicação da prova, em uma hora exata 93 mil participantes já estavam inscritos.
As inscrições para o exame que será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro se encerram no dia 27 de maio. O período para o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União) tem dois dias a mais de duração e se estende até o dia 29. É cobrada uma de R$ 35 para a inscrição, que pode ser feita no site do Inep.

A isenção do pagamento da taxa é dada automaticamente aos participantes matriculados no sistema de ensino público que concluírem o Ensino Médio neste ano.

O estudante que não tiver na condição de aluno da rede pública deve declarar carência e comprovar que é membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No ato da inscrição, o candidato deve dispor de documentos comprobatórios da situação de carência.

O edital divulgado na semana passada ressalta que é necessário prestar informações exatas e fidedignas na declaração, “sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do exame” àquele que mentir ao preencher a inscrição.

O Inep fará a análise da solicitação de isenção e pode exigir, a qualquer tempo, os documentos comprobatórios da situação de carência declarada.

O edital informa que é responsabilidade do participante do exame a verificação da solicitação de isenção por meio do sistema de acompanhamento da inscrição, no site do Inep.

Os participantes que tiverem o pedido de inscrição negado devem se inscrever no período oferecido normalmente.

R7

Leia Também