João Pessoa, 04 de junho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA CAPITAL

Rômulo Gouveia abre Semana Cultural José Lins do Rego

Comentários: 0
publicado em 04/06/2013 às 19h50

 O vice-governador Rômulo Gouveia abriu, nesta terça-feira (4), a 31ª Semana Cultural José Lins do Rego, que presta homenagem ao escritor paraibano patrono do Espaço Cultural. Rômulo destacou a iniciativa de dar continuidade ao evento, mesmo fora do Espaço Cultural devido a reforma no local. O evento acontece na Escola José Lins do Rêgo, no Cristo, em João Pessoa.

Rômulo Gouveia elogiou a ideia de dar continuidade ao evento mesmo fora das dependências do Espaço Cultural, já que o prédio passa por uma reforma em toda a sua estrutura. Ele também destacou os 112 anos de nascimento do autor de “Menino de Engenho”, completados na última segunda-feira. “Que a obra desse grande paraibano fique viva na nossa memória”, enfatizou.

Para animar o evento, o maestro Luiz Carlos Durier, titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba comandou as apresentações musicais. O grupo de metais PB Brass, formado por músicos da OSJPB, foi o primeiro a subir ao palco. Em seguida, Lis Dália, integrante da Orquestra Infantil, emocionou o público com um solo de violino ao som de “Eu sei que vou te amar”. Fechando a parte musical da manhã, o palco foi ocupado pelo duo de acordeom e flauta com Lucas Carvalho e Fabiane Marques.

A presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Lu Maia, ressaltou que a Semana José Lins foi montada pensando no público, nos artistas e na arte paraibana. Ela destacou, ainda, a iniciativa da Funesc em lançar a primeira edição do projeto “Recita Paraíba”, organizado pelo poeta Bruno Gaudêncio, com a presença de escritores paraibanos.

O secretário de Estado da Cultura, Chico César, ressaltou o caráter universal da obra de José Lins. “É um nome da literatura capaz de ultrapassar fronteiras e idades”. Ele elogiou a iniciativa da Funesc de manter viva essa semana cultural. “Sou a favor da salvação pela leitura”, comentou.

Após a solenidade, teve início a primeira edição do “Recita Paraíba” que, de acordo o organizador, Bruno Gaudêncio, pretende se configurar como um pequeno painel da literatura paraibana, expondo a poesia de jovens e nomes consagrados da atual produção literária no Estado. Em sua primeira versão, o ‘Recita Paraíba’ reuniu os escritores Aziel Lima (Campina Grande), Bartolomeu Pereira (Malta),Juliana Soares (Cabaceiras), Leo Barbosa (João Pessoa), Mirtes Waleska (Boqueirão), Shirley Vasconcelos (Boqueirão), Quelyno Sousa (João Pessoa), Thiago Lia Fook (Campina Grande/João Pessoa).

Assessoria 

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas