João Pessoa, 22 de abril de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PROGRAMAÇÃO

Teatro Severino Cabral realiza V Mostra Campinense de Dança

Comentários: 0
publicado em 22/04/2019 às 08h49

O Teatro Municipal Severino Cabral realiza de 24 a 28 de abril a V Mostra Campinense de Dança, uma realização do Balé Cidade de Campina Grande, através da Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral, com a participação de dezenas de grupos, escolas e bailarinos de todo o Brasil.

O evento contará com espetáculos de outras cidades e estados na Mostra Convidados, além dela haverá a Mostra de Coreografias, Batalha All Styles, Workshop, Cursos, Oficinas, Seminários, lançamentos de livros, Mostra de Vídeo/Dança e a Mostra Palco Aberto com apresentações no Shopping Partage.

“A V Mostra Campinense de Dança se propõe a atuar como veículo de arte e educação, fomentador da criação coreográfica, difusor do trabalho artístico brasileiro e ponto de intercâmbio entre os milhares de profissionais do setor”, comentou o diretor do Teatro Erasmo Rafael. Ainda segundo ele, o evento visa somar ao desenvolvimento cultural e social da cidade de Campina Grande e de toda a região. “Estamos oportunizando o contato com a cultura artística, solidificando mecanismos de atração ao mercado cultural, a formação de público e o envolvimento comunitário”, completou.

A V Mostra Campinense de Dança tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através das Secretarias de Cultura, Educação e de Desenvolvimento Econômico, além de setores públicos e privados da cidade.

Mostra Convidados

A Mostra Convidados estreia com apresentações de espetáculos do Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, oportunizando aos profissionais da dança conhecer festivais, intérpretes, coreógrafos brasileiros com atuação internacional, além de promover oficinas pensando a formação e o intercâmbio criativo entre artistas, rodada de negócios, workshops e encontros com programadores de teatro e festivais nacionais.
Entre os espetáculos estão: dia 24 (quarta), às 20 horas, Plural do Ballet Gonzalez de Recife/PE, e às 20h30 Repitologia do Grupo Redemoinho/UFPB, de João Pessoa/PB; dia 25 (quinta), às 20 horas, Inverno dos Cavalos da Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão de Natal/RN; dia 26 (sexta) às 20 horas 2/4 Romeu e Julieta do Balé Cidade de Campina Grande/PB; e dia 28 (domingo), também às 20 horas, Frida da Cia. Ateliê Contemporâneo de São Luís/MA.
Os ingressos para os espetáculos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada).

Workshops

Do dia 24 ao dia 28, o Teatro estará sendo palco de vários workshops. Nos dias 24 e 25 acontece às 14h o Ballet Básico e 15h30 o Ballet Intermediário, com o cubano Luís Ruben Gonzalez. Para estes dois workshops os interessados pagam uma taxa de 40 reais para cada um.
Dia 26, às 14h, Filipi Escudene ministra o Fusion Dance. Dia 27, as 11 horas tem Danças Urbanas com Filipi Ursão e às 11h30 Hip Hop Dance com Rodrigo Soninho, todos do Rio de Janeiro.
Ainda nos dias 27 e 28, às 10 horas tem Stiletto com Davi Rebolativo e Dança de Salão com Andressa Brandão, ambos do Maranhão.
Os workshops dos dias 26, 27 e 28 custam 20 reais, as inscrições são realizadas no teatro até o dia do evento. Todos acontecem em salas do Severino Cabral.

Mostra Palco Aberto
Durante a realização da V Mostra Campinense de Dança, de 24 a 28, acontecerá a Mostra Palco Aberto, levando apresentações gratuitas ao Partage Shopping. “O objetivo é suprir a falta de espaço para o grande número de bons trabalhos inscritos na seleção que, por falta de vagas, ficam fora da mostra oficial”, explicou Erasmo Rafael. As apresentações serão das 17h às 18h na Praça de Eventos.

Seminários

Na quinta-feira, dia 25, será realizada a mesa “Dificuldades e Perspectivas para os Grupos de Dança”, com participação de Wanie Rose da Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão/RN, Silvana Noely da Cia. Atliê Contemporâneo de São Luís/MA, Luís Ruben Gonzalez do Ballet Gonzalez de Recife/PE e o diretor do Teatro Severino Cabral Erasmo Rafael representando o Balé Cidade de Campina Grande/PB.
Já na sexta-feira, dia 26, às 10 horas, acontece a mesa “Os Desafios dos Festivais e Mostras de Dança”, com Álvaro Fernandes do Palco Giratório SESC/PB, Myrna Maracajá do Festival de Inverno de Campina Grande/PB, Ângela Navarro, gerente de Dança da FUNESC/PB e Filipi Ursão do Festival RIOH2K.
Os seminários acontecem às 10 horas, na Sala Paulo Pontes, no Teatro Municipal Severino Cabral, com entrada franca.

Batalha All Styles

A dança de rua tem papel fundamental na história da dança urbana, pensando nisso, o Teatro Severino Cabral realiza a Batalha All Styles no sábado, dia 27, às 20 horas, a ação premia o melhor dançarino e convida a participar da batalha promovida pelo RIOH2K Festival de Dança, no Rio de Janeiro.
Na apresentação Filipi Ursão, e no júri Filipi Escudine e Rodrigo Soninho, todos do Rio de Janeiro, além de Jack Keyse de Campina Grande e DJ Iordz de João Pessoa.
A entrada para prestigiar a Batalha All Styles é gratuita.

Mostra de Coreografias

No sábado e domingo, dias 27 e 28, às 15h, no Teatro Municipal Severino Cabral. Será realizada a Mostra de Coreografias, com cerca de 500 bailarinos/artistas que movimentarão o palco e os bastidores em um ambiente de intensa troca de experiências e linguagens.
Dança de salão, balé clássico, dança de rua, dança contemporânea, jazz, serão várias as modalidades, possibilitando aos intérpretes, coreógrafos e produtores um encontro em um espaço que potencializará novas parcerias.
O acesso a mostra é mediante ao pagamento de uma taxa de cinco reais (meia entrada) e dez reais (inteira).

“Ao proporcionar o encontro da dança, pretendemos alcançar a integração sociocultural, contando com a expressiva e importante participação de representações locais, bem como dos demais municípios paraibanos e de todo o Brasil, aproveitando a localização estratégica e a infraestrutura turística da cidade em que é realizado”, finalizou Erasmo.
A programação completa pode ser vista acessando o link balecidadecampinagrande.com.br/mostracampinensededanca.

Leia Também