João Pessoa, 08 de agosto de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DIREITO

PB terá primeiro campus universitário em presídio do país

Comentários: 0
publicado em 08/08/2013 às 16h08

 A solenidade de inauguração do Campus Universitário Avançado do Serrotão, que seria realizada nesta sexta-feira (9), foi transferida para o dia 20 deste mês, às 16h. A ação pioneira é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

De acordo com o secretário da Seap, Wallber Virgolino, a iniciativa é resultado de um esforço conjunto entre governo e instituições públicas, que acreditam e trabalham para que haja a ressocialização. “Se a educação é a base de tudo, ela será também a da reinserção social das pessoas que se encontram privadas de liberdade”, observou o secretário.

O Campus Avançado do Serrotão conta com oito salas de aula e um auditório. O projeto inclui um escritório modelo, unidade em que estagiários do curso de Direito revisam os processos de todos os detentos, auxiliando o setor jurídico da penitenciária. “Isso evita que apenados passem mais tempo na prisão, além do prazo estipulado pela Justiça para cumprimento de sua pena”, explicou Virgolino.

O espaço para leitura tem mais de 300 livros cedidos pela Secretaria de Estado da Educação, com a oferta de gêneros diversificados. Na Penitenciária Regional Raymundo Asfora (Serrotão) já funciona o projeto “Biblioteca Itinerante”, que leva os livros até as celas. “O apenado que quer obter um livro para a leitura tem que fazer um cadastro e seguir o prazo de entrega do material. Cerca de 120 presos já se inscreveram no projeto”, disse o diretor da unidade, Manoel Eudes Osório.

A universidade dentro do sistema prisional também contempla o Presídio Feminino, que está incluído no complexo penitenciário do Serrotão. A estrutura montada na unidade onde as mulheres cumprem pena oferece salas de aula, local para oficinas e berçário. Nos últimos meses, as reeducandas tiveram cursos de beleza, cozinha, confecção de bonecas, entre outras atividades.

Secom PB 

Leia Também