João Pessoa, 16 de agosto de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Meio Ambiente

Prefeitura de Bayeux realiza audiência sobre descarte de resíduos sólidos

Comentários: 0
publicado em 16/08/2013 ás 16h39

A Prefeitura de Bayeux realizou na tarde desta quinta-feira (15) uma audiência pública relativa ao destino final de resíduos sólidos coletados na cidade. A reunião aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias com as palestras do advogado e representante da União Nordestina de Prefeitos (Unep), Selemirth Almeida, e também com o representante da empresa Vitória Ambiental, Renalt de Souza. A empresa é especializada no gerenciamento e disposição final do lixo. A audiência contou com a participação do prefeito, Dr. Expedito Pereira, secretários e coordenadores da prefeitura e da sociedade civil.

Selemirth Almeida elogiou a iniciativa da Prefeitura de Bayeux e salientou que o descarte correto do lixo é também uma questão de saúde pública, pois o acúmulo de lixo em locais inadequados pode contaminar a água, o solo e provocar doenças. “Discutir esse assunto é muito importante para uma cidade. Este assunto passou despercebido por gestões anteriores e o atual prefeito tomou essa responsabilidade como sua”, disse.

Renault de Souza explicou que a Vitória Ambiental desenvolve tecnologias que tornam desnecessários os aterros sanitários. “A curto prazo, os aterros sanitários continuam sendo a melhor alternativa para o destino final dos resíduos sólidos. Entretanto, a longo prazo podemos transformar lixo em energia e recuperar áreas que são ocupadas por toneladas de lixo, fazer a integração dos catadores nesse processo e ainda possibilitar receitas com Crédito Carbono”, afirmou.

Segundo o prefeito Dr.Expedito Pereira, o Governo Federal deu o prazo de agosto de 2014 para que sejam extintos os lixões à céu aberto. “Na minha gestão anterior, ajudei a criar o aterro sanitário que atende Bayeux e João Pessoa. Hoje ele não é mais suficiente para a demanda de lixo produzida nas duas cidades”, relatou. O prefeito ainda salientou que está trabalhando junto ao município de Cruz de Espírito Santo para que um novo aterro sanitário que atenda às exigências da legislação ambiental seja construído.

Da Assessoria

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x