João Pessoa, 18 de janeiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CAMPINA GRANDE

Outubro Rosa: 53,5% marcam retorno e HU prorroga prazo

Comentários: 0
publicado em 18/01/2019 às 08h39
atualizado em 18/01/2019 às 09h45

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, prorrogou o prazo para marcação de consulta de retorno das mulheres que fizeram mamografia durante o Mutirão do Outubro Rosa. A data limite era 15 de janeiro, mas foi estendida até a próxima terça-feira (22). Das 200 pacientes que foram atendidas durante o esforço concentrado, apenas 53,5% atenderam ao chamado do HUAC.

Segundo a coordenação do Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese), 200 mulheres fizeram mamografia durante o mutirão de prevenção ao câncer de mama realizado no dia 19 de outubro passado. Desse total, somente 107 marcaram a consulta de retorno no prazo estipulado.

“As 93 pacientes restantes devem procurar a coordenação do Caese, até a próxima terça-feira, para agendar a consulta de retorno que será feita com a mastologista Cristina Santos Lacerda. O horário da marcação é das 7h às 11h30 e das 13h às 17h”, afirmou Iolanda Guedes, coordenadora do Caese.

Ela destacou a necessidade da consulta de retorno, explicando que os resultados da mamografia, que é o exame mais importante na detecção precoce do câncer de mama, precisam ser registrados na ficha de cada paciente. Os casos suspeitos, acrescentou Iolanda Guedes, serão triados para investigação.

Sobre a Ebserh – Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG integra a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

MaisPB

Leia Também