João Pessoa, 07 de setembro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Vários vereadores de João Pessoa estão na esperança que um novo partido seja fundado até o próximo dia 4 de outubro no Brasil. Os parlamentares estão de olho nas eleições de 2014, mas não querem correr o risco de perder o mandato municipal caso não consigam êxito na disputa do próximo ano. Outros querem entrar na brecha legal para sair dos atuais partidos.
Três partidos que elegeram vereadores em 2012 podem perder a representação na Câmara. Os parlamentares do PMDB, PDT e PPS não descartam a possibilidade de migrar de legenda.
Raoni Mendes e Professor Gabriel, ambos do PDT, estão de malas prontas para ingressar no Rede, coso o partido consiga o registro no Tribunal Superior Eleitoral. Eles não escondem a insatisfação com o comando do PDT na Paraíba e tentam um acordo com a direção nacional do partido. Raoni pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e tem pressa para definição.
No PMDB, os dois vereadores articulam a saída do partido. Fernando Milanez quer ir para o Partido dos Trabalhadores e João Almeida vai voltar a Brasília para acompanhar a fundação do ‘Solidariedade’.
No PPS, a instabilidade sobre o futuro do partido, que está dividido entre os aliados do governador Ricardo Coutinho (PSB), comandados pela deputada estadual Gilma Germano (PPS), e os adversários do socialistas, comandados pelo vice-prefeito de João Pessoa Nonato Bandeira, está deixando Bruno Farias, Djanilson da Fonseca e Marco Antônio de olho na fundação dos novos partidos.
Quem também vigia o andamento da criação dos partidos é o vereador Lucas de Brito (DEM). Ele tem deixado escapar para os mais próximos que não se sente tão confortável no Democratas e que gostaria de migrar par o Rede.
Aqueles que pretendem disputar as elleições de 2014 têm até o próximo dia 4 para definição partidária.
Sete partidos estão em faze de legalização no Brasil, Confira;
Aliança Renovadora Nacional (Arena) Líder: Cibele Bumbel Baginski (presidente). Data do pedido de registro no TSE: 30.mai.2013 Ministra relatora: Luciana Lóssio
Partido Liberal Brasileiro (PLB) Líder: Domingos Brazão . Data do pedido de registro no TSE: 20.fev.2013 Ministro relator: Castro Meira.
Partido Novo (Novo) Líder: João Dionísio Amoedo (presidente) .Data do pedido de registro no TSE: Ainda não pediu.
Partido Pirata do Brasil (Piratas) Líderes: Alexsandro Albuquerque, Kristian Pasini e Henrique Peer (secretários-gerais). Data do pedido de registro no TSE: Ainda não pediu.
Partido Republicano da Ordem Social (Pros) Líderes: Euripedes Gomes de Macedo Júnior e Henrique José Pinto (presidente e presidente de honra) .Data do pedido de registro no TSE: 22.mai.2013 Ministra relatora: Laurita Vaz.
Rede Sustentabilidade (Rede) Líder: Marina Silva. Data do pedido de registro no TSE: 26.ago.2013 Ministro relator: Laurita Vaz.
Solidariedade Líderes: Paulinho da Força e Marcílio Duarte Lima. Data do pedido de registro no TSE: 24.jun.2013 Ministro relator: Henrique Neves.
Écliton Monteiro – MaisPB
ZONA AZUL - 12/11/2025