João Pessoa, 08 de setembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM PROTESTO

fotógrafo diz que PM usou cães contra imprensa no Distrito Federal

Comentários: 0
publicado em 08/09/2013 ás 16h08

 O fotógrafo Ueslei Marcelino, da Reuters, publicou em sua conta no Instagram que a Polícia Militar do Distrito Federal usou cães "para atacar a imprensa" durante protestos deste sábado (7) na capital federal.

Marcelino registrava a manifestação no entorno do Estádio Nacional de Brasília, antes do amistoso da seleção brasileira contra a Austrália. Ele e o fotógrafo Fábio Braga, da Folha de S.Paulo, acompanhavam confronto entre manifestantes e a Polícia Militar.

Segundo Braga, os fotógrafos faziam fotos de policiais jogando spray no rosto de jornalistas, mas a polícia tentava impedi-los e pedia para se afastarem. Os policiais, então, ameaçaram soltar os cachorros.

O fotógrafo disse que o cachorro deu "abocanhadas", mas não chegou a morder. Braga disse ter escoriações no cotovelo e leves marcas dos dentes do cachorro na perna. Ele não foi para o hospital.

Já Marcelino disse que o cachorro da PM foi para cima dele, ele saiu correndo e torceu a perna.

No Instagram, Marcelino postou uma foto que, segundo ele, foi feita pouco antes de se machucar. Junto com a foto, publicou o texto: "Registrei essa cena antes de me machucar pela ação direcionada de policiais que usavam cães para atacar a imprensa!"

Em entrevista coletiva na noite de sábado, o secretário de segurança pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, disse que o cachorro se aproximou dos fotógrafos porque é treinado para defender quem chega perto dos policias. No entanto, segundo Avelar, o policial segurou o cachorro para que não atacasse os fotógrafos.
"O que aconteceu é que o fotógrafo está próximo da polícia naquele momento. O cachorro é treinado para não admitir aquele tipo de aproximação, mas o policial pelo contrário, segurou o cachorro. Inclusive chegou a ser falsamente veiculado que o fotógrafo teria sido mordido, o que não é verdade", afirmou Avelar.

G1

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x