João Pessoa, 22 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Mais de 400 vitimas

Indianos voltam para casa depois de enchentes

Comentários: 0
publicado em 22/08/2018 às 16h32

O governo indiano chega ao fim das operações de socorro no país, que agora estão limitadas a alguns bolsões ainda alagados na região de Kerala nesta quarta-feira (22). O recuo das águas se desenrolou rapidamente, com a quase completa interrupção da chuva em todo o território nas últimas semanas. O principal problema agora continua sendo a questão das pessoas retiradas de suas casas.

Os indianos deslocados, que se encontram em acampamentos às vezes montados em escolas ou igrejas, vão e voltam diariamente para consertar e limpar suas casas. Cozinhas populares que oferecem sopa também foram montadas por voluntários de toda a Índia para pessoas que tiveram que fugir das águas de Cochim e de outras cidades em Kerala. Muitos moradores, no entanto, estão começando a voltar para suas casas, embora essa ainda seja uma questão delicada para a maioria.

Ajuda milionária do Golfo

Segundo o governo local, 10 mil km de estradas e mais de 50 mil casas foram destruídas durante as inundações. Kerala recebeu ajuda financeira do governo central, mas também de vários outros estados indianos, bem como do exterior, incluindo os Emirados Árabes Unidos. Cerca de 3 milhões de indianos, 80% dos quais são locais, trabalham no país árabe.

Esta monarquia do Golfo ofereceu € 86 milhões para recuperar a área do desastre, mais do que o próprio governo indiano. Este último pode, no entanto, recusar qualquer ajuda externa, de acordo com a imprensa indiana.

RFI

Leia Também