João Pessoa, 31 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BOA NOTÍCIA

BOA NOTÍCIA: Governo Federal decide manter IPI de eletrodomésticos mais baixo em janeiro

Comentários: 0
publicado em 31/12/2013 ás 15h55

 O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado sobre eletrodomésticos da chamada linha branca (geladeira, máquina de lavar roupa e tanquinho) vai permanecer mais baixo em janeiro, segundo o Ministério da Fazenda.

Desde o fim de 2011, os produtos que têm bom desempenho de gasto de energia (selo de eficiência energética "A") estão com imposto mais baixo.

O das geladeiras e das máquinas de lavar roupa está em 10%; no caso dos tanquinhos, a alíquota atual é de 5%.

O governo começou a recompor o IPI dos eletrodomésticos gradualmente em fevereiro deste ano.

A modificação mais recente foi feita em outubro, quando o imposto cobrado sobre o fogão (que também estava incluído na lista inicialmente) voltou ao patamar original de 4%, mas aquele cobrado sobre a geladeira, por exemplo, ficou em 10% (o original é 15%).

A expectativa era de que as alíquotas voltassem aos níveis originais em janeiro, mas o governo diz, agora, que não existe previsão para que isso aconteça.

O imposto permanecerá no patamar atual por tempo indeterminado.

A prorrogação atende ao desejo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), que chegou a entregar um pedido formal ao governo há alguns dias.

O IPI cobrado sobre veículos, móveis e painéis também esteve mais baixo nos últimos anos, por conta de incentivos dados pelo governo. Nesses casos, as alíquotas voltam a subir gradualmente em janeiro.

Uol 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

Operação contra tráfico mira vereador de Santa Rita

BOLETIM DA REDAÇÃO - 08/04/2026

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x