João Pessoa, 17 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CAMPINA GRANDE

Banco de Leite Humano do Isea coleta 400 litros

Comentários: 0
publicado em 17/05/2018 às 16h37
atualizado em 17/05/2018 às 15h33

No próximo sábado, 19 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Doação do Leite Humano. No primeiro trimestre de 2018, o Banco de Leite Humano Doutor Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea, coletou mais de 400 litros e a Secretaria de Saúde de Campina Grande está realizando uma campanha para intensificar a doação do leite materno, já que nos primeiros três meses deste ano foram 60 bebês a mais que no ano passado que necessitaram do complemento.

As mães com leite em excesso podem procurar a unidade e se cadastrarem como doadoras. A equipe também faz coleta domiciliar e as mulheres que preferirem podem fazer o cadastro por telefone, através do número 3310-6185.

“Cada um litro de leite alimenta até 10 bebês recém-nascidos e é importante que as mães doem porque é através desse alimento que as crianças com baixo peso vão se fortalecer”, explicou a Coordenadora do BLH, Alane Tavares. “Como eu tenho leite em excesso, eu sinto a necessidade de doar para os filhos daquelas mamães que não têm. Leite é vida”, relatou Andreia de Oliveira, que já está doando pela segunda vez.

As ações da campanha começaram no dia 4 de maio. No dia 18 de maio, Dia da Prevenção à Gravidez na Adolescência, tem ações pela manhã, a partir das 8h no BLH, e à tarde a partir das 14h no auditório do Isea.

Nos dias 19 e 20 tem curso de consultoria em amamentação no Isea. O dia 22 de maio será dedicado a uma reunião com representantes dos bancos de leite em João Pessoa para discutir a segurança alimentar e nutricional em uso de leite humano e para a criação do protocolo de utilização do leite em unidades neonatais. No dia 25, às 16h, tem chá da tarde com as mães da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera e nos dias 26 e 27 tem formação de doulas no Isea, fechando a programação, em parceria com a Comissão de Aleitamento Materno do Isea.

O BLH do Isea funciona arrecadando leite e distribuindo em Campina Grande, bem como dando auxílio às mulheres para o sucesso da amamentação e a retirada do leite. No local tem controle da qualidade por meio de bioquímicos e nutricionistas. O leite é pasteurizado e os frascos são esterilizados.

O banco abastece as UTIs neonatais da cidade, já que o leite é distribuído no Isea, na Fundação Assistencial da Paraíba – FAP, Clipsi, Clínica Santa Clara e Hospital Universitário Alcydes Carneiro.

O local realiza atendimento em grupo e individual, visita domiciliar, coleta domiciliar e atendimento pediátrico aos bebês das mamães doadoras. O BLH funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h no ISEA. Nos finais de semana, funciona apenas para distribuição e acompanhamento de gestantes e puérperas, mães que deram à luz há até 45 dias. O banco de leite do Isea já foi certificado com o padrão ouro quatro vezes pelo Programa Íbero-Americano de credenciamento de Bancos de Leite, do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas