João Pessoa, 19 de abril de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Chileno

Aos 121 anos, morre homem mais velho do mundo

Comentários: 0
publicado em 19/04/2018 às 17h19
CARTEIRA DE IDENTIDADE DO CHILENO COM SUA DATA DE NASCIMENTO (FOTO: REPRODUÇÃO)

Em 1896 o Brasil vivia seus primeiros anos de República e tinha assinado recentemente sua lei para dar fim à escravidão. O mundo ainda não acompanhara eventos-chave para a atualidade como a Revolução Russa e as duas Guerras Mundiais. É bem provável que a sua bisavó (ou tataravó) sequer tenha nascido nessa época. Mas esse não é o caso do chileno Celino Villanueva Jaramillo, que morreu na última terça-feira (17 de abril) com supostos 121 anos de idade.

Jaramillo seria mais velho do que o japonês Masazo Nonaka, que morreu aos 112 anos e tem seu nome escrito no Guinsess, o Livro dos Recordes. A falta de documentos comprovatórios seria o principal entrave para que o chileno não fosse considerado o humano mais longevo do planeta: Jaramillo só obteve um Registro Civil formal em 1965, quando já era considerado idoso e tinha 69 anos.

O chileno vivia em Mariquina, na porção sul do país. Nos últimos anos, teve a ajuda de uma vizinha para viver: um incêndio destruiu parte de sua casa e incinerou fotografias e outras recordações. Trabalhando como camponês desde jovem, nunca se casou nem teve filhos.

Mesmo sem o recorde oficial, os habitantes de Mariquina querem homenagear Jaramillo dando seu nome a uma praça da cidade. Para seus conhecidos, ‘Don Celino’ foi um homem alegre e com gosto pela vida.

Galileu

Leia Também