João Pessoa, 04 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EDUCAÇÃO

Histórias de superação motivam estudantes

Comentários: 0
publicado em 04/01/2018 ás 14h28
atualizado em 04/01/2018 ás 17h50

Alunos concluintes da Escola Estadual Daura Santiago Rangel participaram de um projeto de orientação profissional que, entre outras atividades, contou com depoimentos de pessoas que têm em sua trajetória de vida a perseverança e a superação de adversidades. No encontro, o jornalista Heron Cid dividiu sua história com os estudantes.

Vindo de família humilde, Heron Cid pode inspirar alunos ao contar relatos do seu passado. Segundo ele, conhecer experiências é fundamental nesse momento para os estudantes.

“O propósito foi motivar os alunos que têm sonhos, aptidões, uma tendência a uma profissão, que você possa juntar o afeto, essa sua inclinação, esse seu amor por uma qualificação profissional. É importante o esforço e a dedicação para chegar ao mercado fazendo o melhor possível. E que esta motivação não seja tão somente financeira. O dinheiro é uma consequência. Se você se dedicar, emprestar seu melhor nesse ofício, nessa jornada, certamente o dinheiro virá como consequência”, pontuou.

Durante três semanas, os alunos realizaram pesquisa sobre profissões e carreiras desejadas em sala de aula da disciplina de Sociologia e formularam perguntas para participarem de mini debates com profissionais e estudantes universitários.

O objetivo do projeto “Feiras das Profissões para alunos concluístes do Ensini Médio” era suprir, inicialmente, uma carência comum e presente entre os estudantes concluintes do ensino médio: reduzir as incertezas de qual profissão seguir ou da escolha do curso universitário.

“Nessa fase da vida, é preciso despertar nos educandos as suas aptidões, as suas habilidades, os seus dons e talentos, sem esquecerem os seus sonhos e aspirações, como forma de trazer mais afinidade e assertividade para a escolha”, detalha a professora de Sociologia, Acsia Lino de Alencar, que coordenou o projeto.

Além de informações específicas sobre as áreas e cursos, o projeto, inscrito também no Prêmio Mestres da Educação da Secretaria de Educação do Estado, trabalhou ainda princípios de autoestima e de empoderamento nos adolescentes diante do histórico de vida, cenário de crise e da falta de perspectiva do país.

MaisPB