João Pessoa, 21 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Estados Unidos

12 milhões de pessoas aguardam eclipse solar total

Comentários: 0
publicado em 21/08/2017 às 14h01
atualizado em 21/08/2017 às 11h07

Cerca de 12 milhões de pessoas norte-americanas estão posicionadas ao longo de uma faixa estreita de terra para acompanhar o primeiro eclipse solar total que será visto de costa a costa, nesta segunda- feira(21). Muitos turistas já chegaram para acompanhar o momento.

Após quase um século de espera nos Estados Unidos, o fenômeno começara às 10h15 (14h15 no horário de Brasília) na costa oeste perto da Baía de Depoe, no Oregon, e terminará cerca de 94 minutos mais tarde, às 14h49 da costa leste (15h49 no horário de Brasília), perto de Charleston, na Carolina do Sul.

Com algumas semanas de expectativa, a visão da sombra da lua passando diretamente diante do sol e bloqueando tudo, atrairá uma das maiores plateias da história humana, dizem especialistas.Quem quiser acompanhar o momento, deve estar munido de óculos de proteção.

Se os números considerarem as pessoas que assistirão através das mídias convencionais e nas redes sociais, o espetáculo provavelmente quebrará recordes.

Murphy, cidade da Carolina do Norte situada nas Montanhas Great Smoky, cerca de duas horas ao norte de Atlanta, é uma de centenas de localidades pequenas que estão se preparando para um grande influxo de visitantes.

“A previsão do tempo para segunda-feira (21) é ótima, provavelmente sem uma nuvem no céu o dia todo”,afirma Dave Vanderlaan, paisagista aposentado de 61 anos, no domingo. “Estamos ocupados, mas amanhã qualquer um em Atlanta que diga que quer ver o (eclipse) total virá a esta área, então pode ficar uma loucura”.

A última vez em que o fenômeno ocorreu do Pacífico ao Atlântico foi em 1918. O último eclipse solar total visto em qualquer parte dos EUA aconteceu em 1979.

Lisa Black, de Vancouver, no Canadá, comentou que ela e seu grupo planejam tomar o café da manhã na praia e ficar a postos com seus óculos.

“E sim, será demais poder olhar para o oceano e ter toda aquela abertura quando ficar totalmente escuro”, declarou.

Para aqueles que não poderão acompanhar o espetáculo, um eclipse solar parcial será visto em toda a América do Norte se não houver nenhuma cobertura local de nuvens.

G1

Leia Também